O que as pensam crianças sobre o contato com músicas de outras culturas? | Labedu
Casos e Referências

O que as pensam crianças sobre o contato com músicas de outras culturas?

Imagem retirada de Center for World Music
30 de outubro de 2017
Este artigo faz parte da série:

O que as crianças pensam sobre...

Descubra aqui o ponto de vista das crianças sobre o aprendizado de músicas de outros países!

Em 1963, foi criado em San Diego (EUA) o Center for World Music (Centro para Música do Mundo), uma organização sem fins lucrativos que promove encontros e apresentações de artistas de diferentes culturas com objetivo de ampliar a consciência social em relação à diversidade.

Ao longo do tempo, o público infantil passou a fazer parte do foco do projeto e a integrar o currículo de algumas escolas do município de San Diego. A ideia foi investir na educação das crianças para que desde cedo elas pudessem aprender sobre música, mas principalmente acerca da diversidade e da riqueza do contato com diferentes culturas. (Leia mais a respeito da experiência musical e o desenvolvimento da criança clicando aqui e aqui)

O Center for World Music também publicou um interessante vídeo que mostra o ponto de vista das crianças sobre a interação com instrumentos, artistas e canções de diversas origens! Vale a pena conferir:

O que você mais gosta na aula de música?
“Eu gosto de ter a experiência de ouvir e tocar músicas de outros países.”

O que você aprendeu?
“Eu aprendi a tocar instrumentos diferentes, de Gamelão a Ukulele.”

O que você mais gosta na aula de música?
“Eu gosto de aprender novas melodias e como usar novos instrumentos, como o Gamelão. É legal!”

O que você mais gosta na aula de música?
“Eu adoro termos a chance de usar diferentes instrumentos, que outras escolas não usam.”

O que você aprendeu?
“Eu aprendi que a prática leva quase à perfeição, nunca à perfeição completa, mas ajuda muito, pois você nem sempre vai ‘pegar’ de primeira.”

“Realmente traz à tona o melhor de você, porque você realmente precisa dar o seu melhor e focar na música.”

Para saber mais sobre o projeto, também recomendamos a conversa com a diretora executiva do Center for World Music, Monica Emery:

Tradução:

“O Center for World Music (Centro para Música do Mundo) começou em 1963 e nessa época estávamos principalmente focados no público adulto. Então rapidamente percebemos que as crianças são o futuro! Agora atingimos 5 mil estudantes no município de San Diego. Ensinamos músicas do mundo nas salas de aula, pois queremos criar uma sociedade mais aberta, com mais aceitação e compaixão. Em 1999, estreamos o nosso projeto no programa escolar, trazendo as músicas do mundo para as escolas de San Diego. Esse programa não é apenas sobre a música em si, mas sobre as crianças aprenderem através da música a respeito de si mesmas e do mundo ao seu redor. Levamos artistas e instrumentos musicais do mundo todo às salas de aula, assim as crianças podem experimentar com as próprias mãos os instrumentos e conhecer as culturas de onde pertencem. Caso queira fazer parte desse programa transformador, nos visite em www.centeroftheworldmusic.org

E você? Já pensou em pesquisar músicas e instrumentos de diferentes culturas com as crianças com quem convive? Podem surgir conversas bem interessantes dessa experiência. Temos aqui uma dica para começar: uma playlist com canções de ninar de diversos países! Veja aqui e depois nos conte como foi!

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar