Um passeio por museus virtuais | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Um passeio por museus virtuais

Imagem retirada de Museu Casa de Portinari
Em parceria com Centro de Referências em Educação Integralicone-link-externo

O Centro de Referências em Educação Integral é uma iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com outras organizações não governamentais e com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A intenção é promover a pesquisa, o desenvolvimento, aprimoramento e difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral no Brasil.

23 de agosto de 2018

Nosso parceiro Centro de Referência em Educação Integral selecionou alguns museus virtuais que indicamos também aqui. Confira a lista!

O museu virtual é um exemplo de como o uso das tecnologias digitais pode ampliar os horizontes das crianças, levando-as a explorar realidades distantes e de outros tempos. Hoje, diversas plataformas apresentam o ambiente e o acervo de museus ou outras instituições culturais de renome.

O Centro de Referência em Educação Integral selecionou 6 museus e um site com vários passeios virtuais que valem a pena conhecer.
A visita a um museu virtual pode ser feita de duas maneiras: por meio de fotografias em 360 graus e panorâmicas do museu físico, que permitem um passeio pelo espaço e a observação das obras, ou por meio da adaptação do acervo para o formato digital.

Era Virtual
O projeto Era Virtual reúne passeios por 38 patrimônios históricos, museus, exposições temporárias e cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto (MG). Com imagens em 360 graus e panorâmicas, a plataforma também traz informações em texto sobre os locais e as obras apresentadas.

Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira
Com o objetivo de disponibilizar e intercambiar documentos, fotografias e demais informações de instituições nacionais e internacionais, o museu traz coleções sobre quilombos, Moçambique, capoeira, trabalho negro e perfis de personagens históricos.

Museu Casa de Portinari
Por meio de imagens interativas em 360 graus, é possível fazer uma visualização completa da casa onde viveu o artista e onde ficaram várias de suas obras de pintura em murais. Além disso, o museu disponibiliza na visita virtual as exposições que já aconteceram na instituição.

Museu virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília
Criado para o ambiente digital, o museu apresenta exposições sobre o bioma do Cerrado e sua diversidade de aves, a Antártica e Charles Darwin. Cada uma das exposições conta com dados, infográficos, jogos e muitas imagens e informações sobre o assunto.

Museu Pergamon
Por meio do Google Maps é possível passear por este museu de Berlim. Basta clicar nas setas para se locomover e visualizar os arredores. Também é possível aproximar as imagens e variar entre os três andares do prédio. O acervo deste museu traz coleções de peças da antiguidade, do Oriente Médio e de arte islâmica.

Museu da Pessoa
Este museu, que coleciona depoimentos sobre histórias de vida das pessoas, valoriza a diversidade cultural e a vivência de cada um como patrimônio da humanidade. O objetivo é contribuir para a construção de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. No site, é possível acessar diversos depoimentos e coleções especiais, separadas por temas. Uma delas, traz histórias de brasileiros de diferentes lugares do País, com narrativas que nos permitem conhecer mais sobre a nossa grandeza cultural.

Pinacoteca do Estado de São Paulo
A Pinacoteca, museu mais antigo de São Paulo, possui um acervo permanente sobre a arte no Brasil, principalmente nos séculos XIX e XX, com mais de sete mil pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias e objetos de arte decorativa.

Com tantas boas dicas, agora é só escolher e seguir explorando esses espaços virtuais com as crianças! Bom passeio!

Texto adaptado de: Centro de Referência em Educação Integral

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar