Maritaca: um canal de rádio para as crianças | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Maritaca: um canal de rádio para as crianças

Imagem retirada de Pixabay.
29 de agosto de 2017

Venha se sintonizar com essa deliciosa proposta pensada para os pequenos!

Com a vida moderna, muitos aparelhos antigos foram caindo em desuso e outros surgiram e vêm tomando cada vez mais espaço no dia a dia de adultos, jovens e crianças. É o caso dos tablets, smartphones, videogames etc. Na rádio, por exemplo, é muito raro ouvirmos falar em programações inovadoras, especialmente para as crianças.

Foi pensando exatamente nesse fenômeno que Mariana Pizza, produtora cultural e multiartista, criou um programa de contação de histórias e conteúdos infantis, chamado “Maritaca”, dirigido a pais, educadores e especialmente às crianças de dois a dez anos de idade. Esse nome surgiu de um feliz casamento entre o primeiro nome da idealizadora do projeto e a tradicional espécie de pássaros que costuma cantar pelos quintais e áreas verdes cultivadas pelo país, a maritaca.

Convidados ilustres circulam semanalmente pela rádio a fim de envolver as crianças em novas aventuras culturais por meio do programa. Contos, canções e cordéis são narrados e cantados por diversos profissionais do universo infantil, a fim de trazer temas interessantes que envolvem a natureza, a cidadania, o desenvolvimento e a diversidade, de maneira divertida e encantadora. Além disso, feitos da cultura popular brasileira, dicas de livros infantis e músicas típicas de muitos cantos do nosso país são parte da programação, às vezes mesmo apresentados pelas próprias crianças, em alguns momentos.

Mariana Pizza afirma que a rádio é uma ferramenta especialmente interessante do ponto de vista social, pois além de ser um utensílio barato e acessível, propaga informações culturais através de uma transmissão sonora. Os efeitos disso nas pessoas que fazem uso desse dispositivo são uma atenção mais focada, que aprimora a escuta e ainda nos direciona à dimensão imaginativa e criativa a partir de um estímulo dado. A criança é convocada a desacelerar sua rotina recheada de atividades, imagens, e informações e viajar pelo tempo através das histórias, visitar cenários, batucar, desenhar, mexer o seu corpo com a dança, aprender e valorizar a rica produção cultural que temos espalhada pelo nosso imenso Brasil. Ao misturar artistas clássicos e contemporâneos da música internacional, também se faz uma ponte entre os temas tratados no programa, expandindo as referências dos pequenos.

Uma ideia inovadora e bastante sensível elaborada para as crianças, que conta com conteúdos da maior qualidade. Não deixe de conferir!

A página do programa no Facebook pode ser acessada pelo link a seguir: https://www.facebook.com/programamaritaca/

O que achou?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar