Labedu apresenta resultados de pesquisa sobre o Aprender Linguagem no VII CONBAlf | Labedu

Labedu apresenta resultados de pesquisa sobre o Aprender Linguagem no VII CONBAlf

25 de julho de 2025

Entre os dias 21 e 23 de julho, o Labedu participou do VII Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), realizado em São Paulo, que abordou as interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula. Paula Cruz, pesquisadora associada, e Maria Grembecki, coordenadora de Metodologias e Projetos, apresentaram os primeiros resultados de uma pesquisa sobre a implementação do Aprender Linguagem em três municípios. O estudo é realizado em parceria com o escritório de Harvard no Brasil, e também conta com a autoria da diretora do Labedu Nicole Paulet.

A pesquisa revelou um salto na qualidade das práticas de professoras após o primeiro módulo da formação do projeto. Os resultados são evidenciados por meio da observação do aumento na complexidade das ações realizadas pelas professoras. Além disso, o desempenho alcançado se manteve até o final da formação, apesar de a média geral ainda não alcançar o nível mais alto.

As ações que exigem maior interação e atenção das professoras às ideias e falas da turma são o ponto chave da transformação: potencializar o diálogo entre as crianças, ou reformular e ampliar suas falas, são o que diferencia os níveis mais altos de  desempenho. São ações sem fórmula única, ou seja, mais difíceis de serem previstas em planejamentos de atividades e exemplos.

Com isso, a pesquisa tangibiliza as mudanças nas práticas das professoras da Educação Infantil durante a formação continuada, enfatizando o potencial de percursos formativos como o Aprender Linguagem. Atualmente, o projeto é implementado nos 217 municípios do Maranhão, onde integra a política pública de formação continuada para docentes e gestores no Pacto pela Aprendizagem, programa liderado pela Secretaria de Educação do estado (Seduc/MA).

Clique aqui para ler o artigo apresentado no congresso

Compartilhe