O que fazemos | Labedu

O que fazemos

Conteúdos

O Laboratório de Educação implementa os conteúdos de suas metodologias por meio de projetos especiais, em parceria com instituições voltadas à aprendizagem de crianças de 0 a 10 anos. A nossa estratégia de transformação está no processo formativo dos profissionais que já atuam em contextos formais e informais de educação, qualificando suas práticas. Para tanto, a partir dos nossos conteúdos, desenvolvemos soluções adaptadas às necessidades de cada agente individual ou coletivo que cumpre o papel de mediador da aprendizagem, dentro e fora da escola.

Metodologias

O Laboratório de Educação desenvolve metodologias que promovem a melhoria de práticas educativas nos sistemas públicos de ensino.

Nossas metodologias traduzem o conhecimento produzido pelo mundo acadêmico, tornando-o aplicável dentro e fora da escola. Como parte da concepção de nossas metodologias, desenhamos estratégias de formação e mobilização que ajudam educadores, formais e informais, a se apropriarem dos conhecimentos pedagógicos que precisam ser articulados na prática para que ofereçam contextos significativos de aprendizagem a todas as crianças com as quais atuam.

Toda Criança Pode Aprender

Toda Criança Pode Aprender

Nossa metodologia de sensibilização e mobilização fortalece o papel educativo dos familiares de crianças de 0 a 10 anos, bem como das instituições que as apoiam, impactando positivamente os contextos de aprendizagem nas comunidades onde estão inseridas.

Aprender Linguagem

Aprender Linguagem

Sabendo que o desenvolvimento da linguagem é crucial durante a Primeira Infância, nossa metodologia de formação de gestores, coordenadores e professores de redes públicas de Educação Infantil colabora para que todas as crianças de 0 a 5 anos sejam capazes de usar a linguagem para se comunicar, pensar e aprender ao longo da vida.

Aprender a Estudar Textos

Aprender a Estudar Textos

Nossa metodologia de formação de professores de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental contribui para que todos os alunos desenvolvam a capacidade de ler e compreender textos, adquirindo ferramentas para aprender a pensar, analisar, interpretar, formar opinião, dialogar e transitar livremente pelo mundo do conhecimento.

Plataformas e projetos

Nossas plataformas gratuitas foram pensadas para orientar adultos que interagem com crianças dentro e fora da escola. Elas traduzem e integram conhecimentos nos campos da linguística, da psicologia e da pedagogia sobre o desenvolvimento infantil e podem ser utilizadas em situações cotidianas, promovendo a criação de contextos produtivos e ampliando possibilidades de aprendizagem na rotina das crianças.

Explore

Como atuamos

Dentro da escola

Buscamos aprimorar e potencializar as conexões entre os diferentes atores do sistema público de ensino para que trabalhem de forma consistente em prol da aprendizagem.

As soluções que oferecemos no contexto escolar adotam uma perspectiva sistêmica da formação continuada dos educadores, criando oportunidades para a apropriação dos nossos conteúdos a partir dos problemas reais da escola e da sala de aula. Por isso, investimos na supervisão e reflexão sobre o trabalho cotidiano de professores, coordenadores, diretores e supervisores das secretarias de educação, articulando teoria e prática.

Fora da escola

Nos unimos a instituições públicas, privadas e não governamentais que atuam indiretamente junto a crianças fora do contexto escolar, ofertando conhecimento técnico, experiência e também contribuindo com a formação de seus profissionais.

Acreditamos que, somando a nossa experiência à atuação dessas instituições, seremos mais eficientes para influenciar e articular de modo produtivo as práticas de todos aqueles que interagem com crianças no dia a dia, replicando nossas metodologias de forma a abranger um número cada vez maior de pessoas.

Monitoramento da implementação

É preocupação do Laboratório de Educação, enquanto atuante na formação de educadores que agem dentro e/ou fora da escola, conhecer o que esses sujeitos realizam em suas práticas, o que conhecem e o que pensam sobre o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Assim sendo, realizamos o monitoramento da implantação de todos os nossos projetos, passo a passo, a fim de acompanharmos de perto o percurso transformador por que passam esses atores. Uma vez que necessidades diferentes determinam prioridades pertinentes a cada processo formativo, baseamo-nos em múltiplas fontes de informação (questionários, entrevistas e roteiros estruturados de observação) para traçarmos planos de atuação adequados, buscando, durante todo o processo, desestabilizar e reacomodar conceitos de modo a tornar aplicável o conhecimento que produzimos, tanto em contextos escolares quanto fora deles.

Nossas ações são acompanhadas por uma matriz avaliativa, composta por indicadores e instrumentos qualitativos e quantitativos, previamente desenvolvida pelo Laboratório de Educação.