Linha do tempo | Labedu

Linha do tempo

Onde? No quarto.

Quanto tempo? 10 a 20 minutos.

 

ATIVIDADE

Que tal criar junto com a criança uma linha do tempo dos acontecimentos de sua vida? Vocês podem reservar um espaço especial na parede para pendurá-la! Escolham juntos alguns acontecimentos importantes para a criança para compor a linha do tempo, marcando o ano em que cada um deles ocorreu. Decorem com objetos ou fotos. Assim, por exemplo, a inscrição de um passeio especial em uma viagem pode estar acompanhada de uma flor seca que foi pega pela criança nesse dia. Ou, quem sabe, o nascimento de um irmão ou irmã pode estar marcado com uma foto desse momento. Aproveite para conversar sobre cada uma dessas situações com a criança, trazendo à tona lembranças.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

Ao ver os acontecimentos importantes de sua vida organizados em uma linha do tempo, a criança começa a ter dimensão de quantas coisas já vivenciou e enfrentou, fortalecendo-se. Ela consegue organizar cronologicamente e historicamente as experiências, o que a ajuda a perceber seu desenvolvimento como um processo. Rememora situações importantes, o que é uma forma de dar novo significado a elas, vendo-as de outras perspectivas. Além disso, elaborar a linha do tempo é um exercício de organização de vários elementos em uma superfície limitada (a folha de papel), o que põe em prática o raciocínio espacial. A partir do registro dos acontecimentos, a escrita, o vocabulário e a coordenação motora também são exercitados.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades