Encontro do ProLEER reúne pesquisadores no Chile para discutir pesquisas e práticas de desenvolvimento de leitura e linguagem | Labedu

Encontro do ProLEER reúne pesquisadores no Chile para discutir pesquisas e práticas de desenvolvimento de leitura e linguagem

27 de outubro de 2025

Nos dias 13 e 14 de outubro, o encontro anual da rede internacional de pesquisadores ProLEER foi realizado pela primeira vez na América Latina, na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago. O evento reuniu especialistas e pesquisadores de diferentes países para debater práticas, políticas e pesquisas voltadas ao desenvolvimento da linguagem e da leitura na infância. O Labedu foi representado por suas diretoras Andrea Guida, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet.

Organizado pela professora da casa Alejandra Meneses, o seminário contou com plenárias e painéis simultâneos que abordaram desde pesquisas recentes sobre o uso da linguagem em diferentes contextos até experiências de formação docente e formulação de políticas públicas. Um dos destaque foi a apresentação da professora Celia Rosemberg, professora da Universidade de Buenos Aires, sobre como variações culturais e socioeconômicas influenciam a qualidade das interações linguísticas das crianças, destacando o papel das falas comunitárias no desenvolvimento da linguagem.

Outro destaque foi um painel aberto à comunidade acadêmica e educacional chilena, em que representantes do Ministério da Educação do Chile e da campanha Por un Chile que Lee compartilharam o compromisso nacional  com a leitura, a escrita e a oralidade como eixos estruturantes da formação do sujeito e divulgaram um  documento de referência com práticas essenciais para garantir que todas as crianças aprendam a ler para aprender.

O Labedu participou de um dos painéis temáticos com o projeto Aprender e Estudar Textos (AET), apresentado por Nicole Paulet. Ela explica que a iniciativa gerou interesse entre os pesquisadores  por articular evidências de pesquisa à formação continuada de professores.

“É sempre muito estimulante colocar o trabalho do Labedu em diálogo com pesquisas e políticas de outros países latino-americanos. Levamos para o debate nossas experiências de implementação e monitoramento em escala  bem como a nossa visão  sobre a formação de professores e o ensino da leitura, e voltamos com novas referências para enriquecer as práticas dos nossos projetos na área da linguagem de formas inovadoras”, afirma.

Para Beatriz Cardoso, coordenadora do ProLEER no Brasil, “o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre pesquisadores e profissionais da América Latina, refletindo sobre como as práticas e políticas de leitura podem se conectar às realidades de cada país”.

Sobre o ProLEER

A rede internacional de pesquisadores do ProLEER reúne especialistas de nove países — Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Holanda e Estados Unidos — e é ligada à Universidade de Harvard. Seu objetivo é melhorar as práticas e políticas educativas, a fim de reforçar a aprendizagem das crianças de zero a dez anos. A coordenação do grupo no Brasil é de Beatriz Cardoso, diretora do Labedu. Além do seminário presencial realizado anualmente, o grupo também promove webinários temáticos e interlocuções com pesquisadores, profissionais da Educação, gestores e formuladores de políticas públicas que são referência na área.

Compartilhe