Parceria entre Labedu e IA.Edu promove colaboração em pesquisa e inovação pedagógica | Labedu

Parceria entre Labedu e IA.Edu promove colaboração em pesquisa e inovação pedagógica

22 de outubro de 2025

O Laboratório de Educação e o Instituto de Inteligência Artificial para a Educação (IA.Edu) firmaram uma parceria para desenvolver uma agenda conjunta de pesquisa aplicada e colaboração voltada à formação de professores e à melhoria da qualidade da educação pública com o apoio da tecnologia.

A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento da educação básica, com equidade, explorando o papel da tecnologia de forma crítica e responsável, como alavanca comum do trabalho de ambas organizações. O IA.Edu integra o ecossistema do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e se dedica à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento de recursos baseados em inteligência artificial para apoiar a tomada de decisão pedagógica e a personalização da aprendizagem. 

O Labedu e o NEES estão desenvolvendo um repertório de materiais e ferramentas, capaz de organizar e orientar os processos necessários à transformação do contexto de aprendizagem na ponta, considerando um desafio específico: o desenvolvimento da compreensão leitora ao longo da escolaridade. 

Nesse contexto, as equipes trabalham em um protótipo de assistente de formação docente, concebido para apoiar educadores no planejamento de atividades que fortaleçam a compreensão leitora dos alunos. Além disso, a ferramenta poderá auxiliar no mapeamento da complexidade de textos lidos em sala de aula e promover intervenções cada vez mais precisas, de forma a favorecer o acompanhamento e o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Para Nicole Paulet, diretora do Labedu, a colaboração com o IA.Edu poderá contribuir para a formulação de usos estratégicos da inteligência artificial na educação, trazendo para o centro a intencionalidade pedagógica. “Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada, desde que pensada a partir do conhecimento pedagógico. Uma ferramenta verdadeiramente formativa deve ir além de entregar um planejamento de atividades. Nosso protótipo busca justamente promover idas e voltas que apoiem a tomada de decisões das professoras, e a partir dos registros da prática em sala de aula, ser um elo entre os processos formativos e a experiência onde esses conhecimentos se consolidam.  Essa parceria nos convida a pensar juntos sobre como a tecnologia pode ajudar a ampliar o alcance e a qualidade da formação continuada, sempre ancorada em pesquisa e em evidências”, afirma Nicole.

Ao reunir conhecimento técnico, pesquisa aplicada e experiência de implementação, o Labedu e o IA.Edu buscam construir caminhos que articulem inovação e prática pedagógica, evidenciando o potencial das parcerias entre organizações e universidades na produção de conhecimento relevante para os desafios da educação brasileira. O desenvolvimento conjunto de materiais pedagógicos otimizados com inteligência artificial tem ainda o intuito de fortalecer iniciativas no contexto brasileiro, contribuindo para a equidade e a inovação no setor educacional do Sul Global.

Alessandra Debone, diretora-presidente do IA.Edu, destacou que a colaboração com o Labedu reforça o papel da tecnologia como aliada na construção de uma educação pública mais justa e efetiva. “Ao conectar pesquisa e prática pedagógica, conseguimos testar e aprimorar soluções de inteligência artificial que cheguem a diferentes contextos de ensino. É assim que transformamos a tecnologia em resultados concretos para a aprendizagem com equidade. Nossa abordagem parte da pesquisa aplicada e do desenvolvimento de tecnologias concebidas para fins educacionais, o que nos permite gerar soluções fundamentadas em evidências e voltadas ao impacto real na sala de aula.”

Compartilhe