Aprender com 7 Experiências Fundamentais | Labedu

Aprender com 7 Experiências Fundamentais

As situações vividas pelas crianças, especialmente dos 0 aos 6 anos, fazem muita diferença para a formação de seu corpo, seu pensamento e suas emoções. Por isso, os primeiros anos de vida precisam ser muito bem aproveitados.

Nessa fase, muitas horas do dia a dia das crianças acontecem fora da escola, em momentos em que estão com a família ou com cuidadores. Elas passam pelo menos 50 horas por semana fora da escola. Portanto, é fundamental criar boas condições para que aprendam, cresçam e se desenvolvam também nessas situações.

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Listamos 7 experiências fundamentais que precisam fazer parte da vida das crianças!

Falar e ser ouvido(a)

Desde os primeiros gestos, olhares e balbucios, as crianças aprendem a expressar suas ideias e sentimentos. Ao participarem de conversas frequentes têm oportunidades para elaborar opiniões e manifestar dúvidas, além de construir vínculos afetivos com seus cuidadores.

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Brincar

A brincadeira é uma atividade que tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, pois permite que experimentem viver diferentes personagens, chegar em acordos para organizar jogos e brincadeiras, tomar decisões, explorar diferentes materiais, usando-os com funções diversas, fazer a ligação com regras já assimiladas e aprender sobre cooperação.

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Conviver

Quando as crianças interagem com outras desde cedo, aprendem a conviver e a compartilhar. Estar entre pares permite que troquem ideias, opiniões, criem soluções para conflitos, brinquem e explorem juntas o seu entorno, aprendendo umas com as outras.

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Contar e comparar

A matemática está presente no cotidiano. As crianças aprendem a pensar sobre ela quando têm a oportunidade de organizar pequenas coleções e fazer contagens, brincar com formas, percursos e números. Quando são convidadas por um adulto a observar, explorar os números e as formas em diferentes situações, são estimuladas a responder a perguntas e a se aprofundar em curiosidades.

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Escutar a leitura de textos

Ao conhecer e interagir com textos diversos (como histórias, poemas, notícias), as crianças ampliam seus conhecimentos sobre a linguagem oral e a escrita. Além disso, a leitura enriquece a imaginação, colabora para o desenvolvimento emocional e favorece o contato com o mundo do conhecimento.

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Explorar e questionar

Explorar e brincar em espaços públicos, especialmente aqueles que favorecem contato com a natureza, permite que as crianças observem, perguntem e investiguem diversos aspectos do mundo em que vivem. Dessa forma, além de compreendê-lo, podem aprender a cuidar dele e transformá-lo.

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Experimentar e apreciar diferentes formas de arte

Ao produzir e apreciar arte, as crianças aprendem a se expressar e pensar sobre o mundo utilizando diferentes sentidos e formas de expressão. Desenhar, cantar, recortar, modelar e entrar em contato com obras de arte favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos, como a linguagem, a coordenação motora, a sensibilidade e a valorização da cultura.

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Por que 7 experiências?

Considerando a importância da atuação dos adultos nos processos de aprendizagem vividos na infância, o Ministério da Educação (MEC), publicou um documento em 2010 no qual define um conjunto de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças pequenas. Embora seja dirigido, principalmente, às instituições de educação infantil, a mesma lista de direitos se mantém válida também fora do ambiente escolar.

A partir disso, identificamos 7 experiências essenciais a serem vividas ao longo da infância, todas igualmente importantes. Quando os adultos dão chance para que elas aconteçam na vida das crianças, contribuem para diferentes processos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos pequenos, assegurando seus direitos básicos.