“Escola é lugar de recuperação de sonhos” | Labedu
Casos e Referências

“Escola é lugar de recuperação de sonhos”

19 de janeiro de 2015

“Por que tenho que ir à escola?” Esta pergunta pode ganhar diferentes contornos de respostas se refletirmos sobre o lugar em que colocamos a escola na vida das crianças e o modo que justificamos sua atuação nela. E isso tudo diz muito sobre o que imaginamos que é o sentido da vida.

Para as crianças a escola é o espaço – fora de casa – mais importante para sua constituição como seres humanos. Mas, dependendo do que entendemos como vida, seu sentido, o futuro, podemos passar para elas uma ideia equivocada de como esse espaço pode se constituir em sua vida.

Silvia Bleichmar, psicoanalista argentina nos recorda ou nos alerta que a “escola é um lugar de recuperação de sonhos”. Segundo ela, não podemos indicar às crianças que precisam ir à escola para conseguir um emprego e ganhar a vida, pois isso seria contraditório com a ideia de dar sentido à vida, pois seria como estar trabalhando para ter mais trabalho.

escolasonho1

Assim, é preciso considerar que é preciso dar sentido à vida para as crianças, que elas compreendam que estamos aqui para mais do que uma auto conservação.

escolasonho2

Para que possam se realizar e construir um mundo cada vez melhor, precisamos mudar nossa postura e ajudar as crianças a entenderem o sentido da vida.

escolasonho3

 Você concorda?

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar