Conviver Educa: como as crianças aprendem compartilhando o dia-a-dia com pessoas diferentes | Labedu
Casos e Referências

Conviver Educa: como as crianças aprendem compartilhando o dia-a-dia com pessoas diferentes

25 de setembro de 2017
Este artigo faz parte da série:

Série Educa

Em mais um post da série Educa, saiba sobre as importantes aprendizagens que acontecem na convivência da criança com pessoas diversas!

Muitas vezes escutamos que as crianças precisam aprender a conviver. Mas por que será mesmo que isso é importante?

Conviver é uma forma de estar perto de outras pessoas, interagindo com elas em alguma medida. Isso pode parecer simples, mas na verdade é um grande desafio. Como ninguém é igual a ninguém, ao estar junto, mais cedo ou mais tarde, as diferenças entre desejos, hábitos, modos de ser, se expressar e pensar vão aparecer. E como lidar com os conflitos e questionamentos que essas distintas maneiras de ser despertam?

Quanto mais cedo compreendemos que cada um tem um jeito próprio, mais fácil é entender que ser diferente não é ser desigual. Isso é uma forma de não se sobrepor ao outro ou de idealizá-lo, colocando-o num patamar distinto. Torna-se possível perceber que somos todos únicos, o que não nos faz melhores ou piores. Não é preciso julgar ou estipular um valor para nossas características, embora possamos reconhecê-las e falar sobre elas.

Essa maneira de encarar as particularidades de cada um dá chance para que as diferenças sejam respeitadas. Uma vez que o outro não é percebido como inferior ou superior, mas como alguém que, “como eu”, tem seus limites e suas potências, abre-se espaço para uma atmosfera de tolerância, de aceitação e de solidariedade.

Além disso, é na convivência que começamos a criar um senso de comunidade mais apurado. Identificamos de que modo podemos ajudar e ser ajudados, vivenciamos momentos em que demandamos mais do outro ou em que abrimos mão de algumas vontades em prol das necessidades gerais, exercitamos o compartilhamento e construímos uma identidade no grupo e com o grupo.

Todas essas aprendizagens ocorrem de forma processual e nem sempre pacífica. Afinal, até para os mais velhos é difícil compreender completamente essas questões e encontrar maneiras de lidar com as diferenças. Entretanto, quanto mais os adultos forem capazes de exercitar a tolerância, a convivência e o diálogo, mais provável será que as crianças sigam tais modelos em suas relações.

Pensando na importância das referências e interações que se dão entre adultos e crianças na infância, a equipe do Toda Criança Pode Aprender desenvolveu um aplicativo chamado Apprendendo, que dá algumas dicas e sugestões de como os mais velhos podem aproveitar os momentos da rotina para favorecer as aprendizagens infantis. Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel de sistema Android ou iOS!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar