17 de outubro de 2024
O encontro anual da rede internacional de pesquisadores ProLEER reuniu cerca de quarenta profissionais e pesquisadores da área de ensino de linguagem na Harvard Graduate School of Education no começo de outubro. Entre os destaques do seminário esteve o estudo da Zaentz Early Education Initiative que examinou o desenvolvimento das crianças em seus ambientes de cuidados educacionais, discussões sobre a ampliação da política educacional conduzidas pela professora da Universidade de Harvard Emiliana Vegas e sobre a transformação das políticas de escrita no Chile conduzida pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Soledad Concha.
Beatriz Cardoso, diretora do Labedu, apresentou o projeto Cidade das Infâncias, que desenvolveu e distribuiu 140 kits de materiais para famílias com crianças matriculadas do primeiro ao terceiro ano das escolas municipais de São Paulo. A iniciativa foi destaque ao lado de outras da América Latina e da Europa, que preconizam o desenvolvimento da linguagem com programas em diferentes escalas.
Para Beatriz, coordenadora do ProLEER no Brasil, o encontro foi uma oportunidade de conhecer mais a fundo iniciativas que conversam com o trabalho do Labedu, e ampliam as perspectivas dos desafios encontrados por cada país para consolidar suas práticas de alfabetização em diferentes contextos. “A reunião anual do ProLEER é sempre um momento de oxigenar as ideias, e aprender com as pesquisas e práticas dos colegas de diferentes países”, afirma.
Sobre o ProLEER
A rede internacional de pesquisadores do ProLEER reúne especialistas de nove países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Holanda e Estados Unidos -, e é ligada à Universidade de Harvard. Seu objetivo é melhorar as práticas e políticas educativas, a fim de reforçar a aprendizagem das crianças de zero a dez anos. A coordenação do grupo no Brasil é de Beatriz Cardoso, diretora do Labedu. Além do seminário presencial realizado anualmente, o grupo também promove webinários temáticos abertos ao público, e interlocuções com diferentes pesquisadores, profissionais da Educação, gestores e formuladores de políticas públicas que são referência na área.