DENTRO DA ESCOLA . 2024
O projeto Aprender a Estudar Textos (AET) expandiu sua atuação em 2024 para 17 municípios: 16 no Maranhão e um em São Paulo, que participaram do ciclo de formação continuada dirigido às professoras do 4º e 5º ano das escolas de Ensino Fundamental.
Maranhão
Desenvolvido no contexto do Pacto pela Aprendizagem do estado do Maranhão — um modelo de implementação em regime de colaboração entre estado e municípios —, o projeto realizou ao longo do ano 17 encontros formativos que compuseram um percurso de aprofundamento sobre práticas que favorecem o desenvolvimento leitor das crianças, promovendo a incorporação de estratégias para a compreensão de textos e a aprendizagem da disciplina de História, articulando teoria e prática em torno de quatro sequências didáticas.
As professoras participantes puderam qualificar sua compreensão sobre práticas eficazes de leitura e estudo de textos em sala de aula, discutir essas práticas com base nas atividades realizadas com os estudantes e entender a conexão entre as características dos textos, os desafios de aprendizagem que as crianças enfrentam e como preparar estratégias e intervenções que os apoiem nesse processo.
Para os estudantes, esse processo representou a oportunidade de aprender mais sobre os conteúdos históricos, aprimorar a compreensão dos textos, vivenciar uma experiência de aprendizagem significativa e contextualizada, além de ampliar a compreensão sobre temas como a colonização da América, a exploração das riquezas no Brasil, a administração colonial e o funcionamento dos engenhos.
Tudo isso foi possível graças ao envolvimento e formação das Articuladoras Pedagógicas Municipais (APM), que assumiram a responsabilidade pelo acompanhamento das professoras dos seus municípios, criando condições para viabilizar sua participação nos encontros de formação, garantir tempo para a realização das atividades, apoiar a elaboração de registros de práticas e realizar observações de sala de aula para o aprimoramento da qualidade da implementação das ações disparadas nos encontros.
Francisco Morato
No município paulista de Francisco Morato, o AET focou sua atuação nos professores do 4º ano da rede. Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP) e Supervisores Técnicos foram apoiados pela equipe do projeto, em encontros periódicos de supervisão e acompanhamento, para a realização autônoma de um percurso formativo que articulou o estudo de conteúdos de História com o desenvolvimento de práticas de leitura e análise de textos acadêmicos em sala de aula. Com base num processo, ancorado no material de formação de formadores e o sistema de monitoramento desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, demos mais um passo na consolidação da capacidade de ampliar a escala da implementação, por meio da formação e fortalecimento dos quadros locais responsáveis pela formação e o acompanhamento da prática pedagógica.
A formação apoiou as professoras no diálogo com referências de linguagem e na realização das primeiras sequências de atividades. Ao longo das etapas, as educadoras implementaram, refletiram e aprimoraram as práticas propostas, avaliando os resultados e identificando estratégias, como o uso de perguntas-guias, para potencializar a aprendizagem dos estudantes.
O projeto também consolidou critérios de análise de textos históricos e evidenciou a relação entre ação docente e avanços dos estudantes. Por fim, foi estruturada uma perspectiva de continuidade das aprendizagens, alinhando os objetivos de ensino às habilidades previstas na BNCC e fortalecendo a condução consciente das atividades em cada etapa do trabalho.
Monitoramento e Avaliação
O monitoramento e avaliação das ações do projeto AET é parte integrante da proposta e tem sido conduzido em diálogo com as equipes da Seduc/MA e da Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato. Em cada território, o modelo de acompanhamento foi desenhado a partir das especificidades da implementação local, o que incluiu o refinamento das Teorias de Mudança ajustadas aos contextos.
Em 2024, esse processo envolveu a construção de instrumentos próprios, com observações das formações dos ATPs e das salas de aula em Francisco Morato e das salas de aula no Maranhão. A escuta qualificada e a sistematização dos dados, realizadas em parceria com as redes, orientaram a tomada de decisões ao longo do percurso e fortaleceram a política educacional nos territórios, ampliando as possibilidades de consolidação das mudanças e contribuindo para que as transformações iniciadas se sustentem e se multipliquem ao longo do tempo.