Reflexões sobre implementação de programas educacionais são tema de artigo do Labedu no Nexo | Labedu

Reflexões sobre implementação de programas educacionais são tema de artigo do Labedu no Nexo

28 de julho de 2025

Como transformar evidências em caminhos possíveis para a implementação de políticas públicas e projetos de Educação? Essa é a reflexão que orienta o novo artigo do Labedu publicado no Nexo Políticas Públicas, assinado pela pesquisadora associada Paula Cruz e pelas diretoras Beatriz Cardoso e Nicole Paulet. O texto parte da pesquisa sobre a implementação do projeto Aprender Linguagem - realizada em parceria com o escritório de Harvard no Brasil - para discutir os desafios de promover transformações sistêmicas na Educação.

“É preciso ter coragem de desenvolver ferramentas não apenas para avaliar resultados finais, mas para monitorar processos e resultados intermediários. Na maior parte dos programas educacionais, a qualidade do que chega nas escolas depende de como os atores do sistema vão se apropriando dos inputs dados. Por isso, monitorar os processos de implementação é importante inclusive — ou especialmente — quando o que se descobre é que é preciso retraçar a rota”, afirmam as autoras no artigo.

Garantir que os programas educacionais tenham formulações baseadas em evidências é fundamental, mas não é suficiente. É preciso buscar respostas para questões que têm o potencial de mudar o jogo da implementação: quais elementos de um programa o fazem funcionar? Para quais e quantos participantes? Em quais contextos?

A investigação foi apresentada no VII CONBAlf e contribui para avançar na compreensão das mudanças nas práticas de professores e formadores. O artigo amplia essa contribuição ao dialogar com outras organizações, pesquisadores e tomadores de decisão, apontando os gargalos da implementação.

Leia aqui o artigo no Nexo Políticas Públicas.

Compartilhe