Labedu participa de debate do Estadão sobre desafios da carreira docente | Labedu

Labedu participa de debate do Estadão sobre desafios da carreira docente

26 de setembro de 2025

O Laboratório de Educação participou do meet point “Quem quer ser professor?”, promovido pelo Estadão em 25 de setembro, para discutir os desafios da carreira docente e a importância da prática na formação de professores.

O encontro, mediado pela jornalista Renata Cafardo, contou com a presença de Nicole Paulet, diretora do Labedu, Barbara Born, diretora do Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (Ceapea)/Instituto Península, e Luis Paulo Martins, gerente de ensino superior e diretor da Faculdade Sesi de Educação.

Durante a conversa, os participantes destacaram que a prática docente é frequentemente subestimada ou vista como “desintelectualizada”, quando, na realidade, exige compreensão teórica e desempenha papel central na aprendizagem dos alunos. “O salto de qualidade que falta na formação do professor virá quando entendermos que, para ser alguém bom na prática, é preciso ter um entendimento profundo dela”, afirmou Barbara Born.

Nicole compartilhou a experiência do Labedu com a implementação de projetos em parceria com a Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc-MA). As observações de sala de aula realizadas nos projetos mostram que a avaliação não deve ser utilizada como instrumento de controle individual do professor, mas como uma ferramenta estratégica para orientar as redes sobre quais dimensões precisam ser trabalhadas de maneira sistemática nas formações docentes.

O debate evidenciou a importância de colocar a valorização da prática docente no centro das políticas educacionais e das iniciativas de formação, reforçando a colaboração entre redes, terceiro setor e pesquisadores na busca por avanços na qualidade da educação. 

“Não basta só a gente cuidar do que se ensina no contexto de uma sala de aula, da pedagogia, ou mesmo de uma formação continuada. O que o professor faz precisa de um apoio e de um contexto de estudo coletivo”, afirmou Nicole.

Assista ao debate na íntegra: 

Compartilhe