30 de outubro de 2025
O Labedu, em parceria com a Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc/MA), deu início ao processo de sistematização do modelo de formação continuada do Eixo Educação Infantil do Pacto Pela Aprendizagem. O processo será consolidado em um documento que sintetiza os papeis, ações e princípios que sustentam a política de formação continuada na educação infantil, no âmbito do regime de colaboração maranhense. Mais do que um registro, o material identifica estratégias, resultados e expectativas para orientar a continuidade das ações de formação de professores e gestores, como mecanismo permanente de aprimoramento da prática e garantia do direito das crianças a uma educação de qualidade desde os primeiros anos.
O Labedu atua desde 2021 como parceiro da Seduc/MA na estruturação, implementação e monitoramento da política de formação continuada de professores e gestores da educação infantil, em regime de colaboração. O Regime de Colaboração define o compartilhamento de responsabilidades, recursos e esforços entre estado e municípios, permitindo que a política pública se consolide e gere resultados consistentes e duradouros nas práticas pedagógicas e de gestão, atravessando diferentes administrações.
Nos últimos dois anos, as ações da parceria também fizeram parte das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal que estabelece as bases da política de alfabetização numa perspectiva que contempla o processo de desenvolvimento da linguagem desde a primeira infância e se amplia para além do 2º ano. Os materiais, conteúdos e estratégias da metodologia Aprender Linguagem, do Labedu, são componentes estruturantes para desenhar uma formação continuada de qualidade.
Neste contexto de atuação conjunta, o Labedu lidera hoje o processo de transição para uma nova fase, em que a Seduc/MA passa a assumir integralmente os processos de implementação e monitoramento da política de formação sem a presença da organização. O processo de sistematização é uma estratégia-chave para consolidar os compromissos que viabilizarão a sustentação desse legado.
Com essa finalidade, o Labedu realiza oficinas com o apoio da Opta Consultoria, reunindo Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs), Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs), gestores e técnicos da Seduc desde o segundo semestre deste ano. O objetivo é construir o documento de forma colaborativa, ouvindo quem participou diretamente do projeto e quem utilizará o material para orientar a política de formação.
Além da documentação das estratégias e estrutura da formação, o Labedu coordena a gravação das atividades de leitura em escolas dos cinco municípios que participaram do diagnóstico e a fase piloto na Região do Médio Mearim. As gravações passam por processo de edição para serem utilizadas nas formações, como referência para APRs, APMs e professoras da educação infantil desenvolverem práticas de leitura com bebês e crianças.
"O trabalho das professoras da educação infantil do Maranhão com a leitura é muito mais do que uma inspiração, é uma referência. Com as gravações das atividades realizadas nas escolas e creches integrando as novas formações, elas passam a ser concretamente referências de como fazer, em situações reais de contextos de aprendizagem orientadas pelos conhecimentos que elas construíram durante as formações, seus estudos e suas práticas profissionais", destaca Maria Grembecki, coordenadora de Metodologias e Projetos do Labedu.
O Labedu também está desenvolvendo um manual de monitoramento da implementação das ações no regime de colaboração, espelhando o papel central que o monitoramento ocupa nas metodologias da instituição. O material trará orientações e propostas de rotina para a coleta, visualização e análise de dados para retroalimentar os processos formativos, bem como os roteiros de observação das atividades realizadas nos municípios e nas unidades de educação infantil, entre outros instrumentos. A incorporação do monitoramento como parte essencial da implementação da política tem assegurado maior alinhamento da formação com as necessidades locais, fortalecendo um ciclo contínuo de aprendizagem envolvendo todos os atores do regime de colaboração.
Para Andrea Porto, técnica da Seduc/MA que participa da iniciativa, a sistematização cumpre também um papel de valorização dos profissionais envolvidos e da educação infantil como um todo. "Sistematizar experiências é, para além de ser um registro da memória de uma jornada vivida, um exercício que nos permite refletir sobre diferentes experiências, identificar avanços e desafios e reorganizar elementos para aprimorar nossas práticas. Espero que o material revele as pessoas que se engajaram no projeto, especialmente APRs e APMs, e deixe como legado um deslocamento do olhar sobre a infância, reconhecendo a criança como um sujeito autônomo e valorizando suas culturas, além da evolução dos profissionais de Educação Infantil em nosso território", conclui.
A presença do Labedu no Maranhão teve início em 2019, com o diagnóstico e a implementação do projeto Aprender: Dentro e Fora da escola em cinco municípios do Médio Mearim. A partir desse piloto, a organização se tornou a parceira técnica da política de formação na Educação Infantil no estado, utilizando a metodologia Aprender Linguagem e impactando mais de 300.000 crianças. A iniciativa conta com apoio da Eneva na implementação, além da Limmat Foundation e do Instituto Îandé no processo de sistematização. A colaboração também é objeto de pesquisa realizada em parceria com a professora Carrie Conaway da Faculdade de Educação de Harvard. Os materiais da sistematização deverão ser entregues à Seduc/MA em março de 2026.
