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As crianças observam, as crianças aprendem – qual a importância dos modelos?

1 de agosto de 2016

Campanha reitera ideia de que os modelos dos adultos são fontes de aprendizagens fundamentais para as crianças. Confira aqui!

O Toda Criança Pode Aprender já apresentou várias situações em que o exemplo dos adultos é tomado como referência pelas crianças. Aqui, aqui e aqui você pode conferir algumas delas! A partir da observação das atitudes, escolhas e respostas emocionais dos mais velhos, os pequenos encontram modelos de como comportar-se e expressar-se, mas mais do que isso, compreendem que reações devem apresentar em cada situação.

Dessa forma, um adulto que demonstra uma braveza excessiva lidando com situações em que não há gravidade para isso, confundirá a criança, dando a entender que o mundo é um lugar frustrante e aquilo que não corresponde às expectativas é ensejo para manifestações coléricas. A mensagem dada é de que a desaprovação se expressa como intolerância e a chance de que a criança manifeste suas insatisfações de forma violenta torna-se maior. Da mesma maneira, exemplos mais positivos de expressão de um desconforto, como firmeza na colocação de limites e oferecimento de alternativas mais adequadas de comportamento, ajudam a criança a descobrir outros meios de se posicionar frente às frustrações.

O Health Nexus Santé, organização canadense de promoção de saúde, desenvolveu a campanha Children See. Children Learn. (Crianças Observam. Crianças Aprendem). O objetivo foi demonstrar a importância dos modelos parentais, encorajando que os pais dessem boas referências aos filhos. Parte do trabalho foi criar um vídeo ilustrando um exemplo de como as crianças aprendem na interação com os adultos. Veja a seguir:

Livre tradução:

Pai – “Não! Idiota! Vá para o seu quarto agora!”

Narrador – “O que você está ensinando a seu filho?”

Menino – “Não, isso é meu! Idiota!”

Narrador – “Crianças Observam. Crianças Aprendem.”

Pai – “Parceiro… É para desenhar no papel, não na parede! Vamos limpar isso e pegar alguns papéis para você, ok?”

Narrador – “As suas ações se tornam as ações das crianças.”

Menino – “Aqui, desenhe no seu próprio papel!”

Narrador – “Aprenda a ensinar seu filho de uma maneira positiva no ChildrenSeeChildrenLearn.ca”

É importante sempre ter em mente que as vivências da criança são momentos de aprendizagem. Nós, adultos, somos as principais figuras que elas têm como modelo. Não somos perfeitos, às vezes erramos e nem sempre sabemos qual a melhor maneira de proceder, mas se nos lembrarmos que nossas experiências nos deram mais recursos para compreender e lidar com as situações difíceis, talvez possamos ser mais tolerantes e mais cuidadosos com as crianças.

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