Aprender a Estudar Textos 2023 | Labedu

Aprender a Estudar Textos 2023

DENTRO DA ESCOLA . 2023

Em 2023 o projeto Aprender a Estudar Textos (AET) deu continuidade às atividades formativas iniciadas em 2022 na rede pública do município de Várzea Paulista, localizado no interior do estado de São Paulo. A parceria entre o Labedu e a Secretaria Municipal de Educação promoveu 18 encontros que somaram mais de 70 horas de formação para professoras e gestoras escolares a partir da metodologia desenvolvida para ampliar a capacidade de ler e compreender textos.

As formações envolveram todas as professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, e a maior parte delas participou do percurso pela primeira vez. As turmas para as quais lecionam, no entanto, eram compostas majoritariamente de crianças que foram impactadas pelo projeto em 2022, quando foi implementado com docentes do 4º ano. O objetivo principal foi promover o uso em sala de aula de estratégias inovadoras de trabalho com textos que contribuem para que os estudantes se apropriem da linguagem como porta de entrada ao mundo do conhecimento.

Assim, a implementação gerou impactos significativos na formação dos alunos enquanto leitores ávidos e críticos, que não só compreendem o que leem nas diferentes áreas curriculares, como também aprendem a pensar, refletir, formar opinião, dialogar e estabelecer relações entre os conteúdos das mesmas.

Ainda, o projeto apoia a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Língua Portuguesa e História, ao articular o desenvolvimento das habilidades preconizadas no documento, como aprofundamento da leitura e conhecimentos sobre povos e culturas, com as atividades previstas pelas formações.

Na prática

As equipe escolares receberam um conjunto de planejamentos modelares que garantem aprofundamento e experiência compartilhada entre as professoras que realizam a formação, que tem a oportunidade de voltar à mesma estrutura de planejamentos repetidas vezes, ampliando gradualmente a compreensão de “o que”, “como” e “por que” fazer as propostas em sala de aula.

A partir disso, as educadoras estudaram as características da linguagem dos textos selecionados, experimentando procedimentos análogos aos que são implementados com os alunos. Ao longo da formação, foram descobrindo que os textos de História exigem uma abordagem diferente dos textos literários, com os quais seus alunos estão habituados nessa etapa da vida escolar. Para isso, estudaram a linguagem característica dos textos e despertaram a atenção das crianças para palavras que têm papel importante na organização do conteúdo.

Também puderam se aprofundar na estrutura dos textos para ajudar os estudantes a perceber a organização das informações. Assim, puderam entrar em contato com um conjunto de diferentes atividades que deram uma nova perspectiva para a leitura e o estudo dos textos de História, e trocaram ideias com a equipe escolar sobre a prática em sala de aula, para, pouco a pouco, aperfeiçoar o trabalho desenvolvido.

Materiais

Em 2023, uma das principais realizações do projeto foi a entrega de cadernos estruturados contendo materiais para professoras e crianças. Esta iniciativa representou uma evolução significativa em comparação com 2022, quando os materiais eram fornecidos em folhas avulsas. A mudança para cadernos organizados trouxe inúmeros benefícios, tanto para as professoras quanto para os alunos, destacando-se pela sua praticidade e eficiência.

Os cadernos são compostos por textos trabalhados, planejamento de atividades, materiais de apoio e espaços para produção de atividades. Esta estrutura permitiu a organização e o acompanhamento mais eficaz dos conteúdos e aprendizados, facilitando o planejamento e a execução das atividades ao longo do ano, de forma que todas as informações necessárias estejam sempre acessíveis para professoras e crianças.

Compartilhe

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar