Aprender: dentro e fora da escola 2021 | Labedu

Aprender: dentro e fora da escola 2021

DENTRO E FORA DA ESCOLA . 2021

Em 2021 o Projeto Aprender: dentro e fora da escola continua com a missão de contribuir para a qualificação profissional dos quadros locais e a continuidade do processo de aprendizagem das crianças maranhenses no contexto de suspensão das aulas presenciais. 

As ações realizadas buscam favorecer a integração do projeto ao regime de colaboração Estado-Municípios no que diz respeito ao segmento da Educação Infantil.

Implementamos uma proposta de atuação que responde aos desafios prioritários em um momento de transição entre gestões municipais. O engajamento das novas equipes técnicas das Secretarias de Educação dos municípios do Médio Mearim e a articulação com a coordenação do regime de colaboração Estado-Municípios da SEDUC-MA é uma das conquistas nesse período. 

O projeto atua em duas frentes, dentro da escola (Eixo Formação) e fora da escola (Eixo Mobilização).

Eixo Formação

O projeto passou a fazer parte das ações do Pacto Pela Aprendizagem / Escola Digna – plataforma de formação do Estado do Maranhão.

A agenda de trabalho junto aos municípios foi anunciada em um Webinário realizado no dia 31/03, ocasião em que compartilhamos nossa atuação ao longo de 2020 e as atividades previstas para o 1º semestre de 2021. A gravação do evento já conta com mais de 28 mil visualizações.

Além disso, as formadoras do Projeto Aprender coordenaram webinários bimestrais destinados a todos os formadores e professores da Educação Infantil do Estado do Maranhão. No 2º semestre, daremos continuidade à análise de situações planejadas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem, dentro e fora da escola. Também serão discutidos critérios de escolha dos livros e materiais didáticos do PNLD 2022, com base nos objetivos traçados no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA).

Público-alvo:

Os encontros formativos aconteceram inteiramente online, contando com a participação de dois públicos:

  • Coordenadores pedagógicos dos 5 municípios do Médio Mearim (Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Trizidela do Vale), responsáveis pela formação de todos os Professores de Educação Infantil de suas redes de ensino;
  • Articuladores Pedagógicos Regionais do Estado (APRs), que orientam a formação nas outras 212 redes municipais do estado.

8 encontros com 7 grupos de educadores, totalizando 168 horas síncronas de formação no primeiro semestre. Contando com aproximadamente 84 participantes, conseguimos assegurar uma média de presença de 86%.

Neste ano, tivemos avanços qualitativos como consequência do trabalho, por exemplo:

  • Maior letramento digital.
    • Melhora significativa no tempo de conexão inicial para ingresso nas reuniões online;
    • Participação e utilização efetiva de ferramentas de trabalho online como enquetes, divisão em pequenos grupos;
  • Adoção de estratégias de fortalecimento do papel dos coordenadores das escolas como formadores de professores:
    • Incorporação de reuniões de estudo entre formadoras da Educação Infantil das SEMEDs e coordenadoras/supervisoras das escolas.
    • Reuniões com professores coordenadas pelas próprias coordenadoras/supervisoras de cada escola (uma prática nova nos municípios).
  • Mudança de perspectiva sobre a inteligência das crianças, tanto das escolas urbanas quanto das escolas rurais.

Eixo Mobilização

Envio de materiais às famílias dos 5 municípios

Semanalmente, são enviados por WhatsApp materiais como vídeos, áudios e cards para as coordenadoras pedagógicas das escolas, que ajudam os professores de cada rede a orientar as famílias na realização das atividades propostas em casa.

As famílias que têm acesso à internet recebem os conteúdos do projeto por via digital, enquanto as famílias que residem na zona rural utilizam o Baralho de Atividades relacionadas às 7 Experiências Fundamentais da Infância.

Baixe o guia de utilização do baralho

No 1º semestre de 2021, recebemos 330 devolutivas das famílias sobre as atividades propostas ao longo de 12 semanas. Esse número representa um aumento de mais de 100% com relação ao ano passado. Observamos também melhoras na qualidade dos registros e das interações promovidas junto às crianças, bem como um refinamento do olhar dos adultos para valorizar e potencializar a aprendizagem das crianças:

 

 

Campanha #OuçamAsCrianças

Entre março e junho de 2021, foi realizado o primeiro ciclo de encontros do Grupo de Trabalho composto por membros da equipe pedagógica da Seduc-MA, da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado e do Projeto Aprender.

Esta primeira etapa foi fundamental para o desenho da campanha de mobilização #OuçamAsCrianças e a realização da primeira ação de engajamento nos canais da Seduc: uma iniciativa voltada à conscientização sobre a importância da Primeira Infância, dando voz às crianças como protagonistas.

Através da engrenagem interna de colaboração entre a Seduc-MA e os representantes das Unidades Regionais de Educação do Maranhão, milhares de famílias tem sido convidadas a perguntar e ouvir as crianças falarem sobre suas experiências, opiniões e ideias. 

Mensalmente, alguns vídeos foram selecionados e compartilhados nas redes sociais da Seduc-MA.

 

 

 

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Veja outras postagens: Sarah Melissa, Glaucya Santos e Dheyvison da Silva

 

Concluímos esta campanha com um vídeo institucional veiculado nos canais da Seduc e também na TV. Confira abaixo:

Desde o início da parceria com os 5 municípios e com o Estado do Maranhão, temos fortalecido um modelo de atuação sistêmico que articula duas frentes necessárias para enfrentar os desafios educacionais da Primeira Infância: engajando os atores que interagem com as crianças dentro e fora da escola. 

A nossa visão e estratégias tem se consolidado ao longo do tempo, inclusive ganhando reconhecimento internacional. Até o final do ano, esperamos continuar ajustando as nossas metodologias para contribuir no processo de aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos, sempre em uma perspectiva formativa que leva em consideração o papel e responsabilidades dos adultos ao seu redor.

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