Aprender: Dentro e Fora da Escola 2024 | Labedu

Aprender: Dentro e Fora da Escola 2024

DENTRO DA ESCOLA . 2024

Em 2024, demos continuidade à segunda fase do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola, iniciada em 2023 com a escalada do modelo de formação continuada de professores e gestores da Educação Infantil, iniciado em 2019 junto a cinco municípios da região do Médio Mearim, para todos os 217 municípios do Maranhão. O Labedu é parceiro na  implementação da política pública de formação continuada para docentes e gestores no Pacto pela Aprendizagem, programa liderado pela Secretaria de Educação do estado (Seduc/MA). As ações integram ainda o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal que estabelece as bases da política de alfabetização, do qual o Labedu também contribuiu em fases de elaboração.

O regime de colaboração – que estrutura o compartilhamento de responsabilidades, recursos e esforços entre estado e municípios para a implementação de políticas públicas -, sai do papel para o dia a dia do planejamento e realização dos encontros formativos, e permite resultados consistentes de longo prazo nas práticas pedagógicas, formativas e de gestão, com o potencial de atravessar diferentes gestões.  

Na prática

As formações realizadas pela equipe do Labedu em 2024 envolveram todos os professores de crianças de 0 a 3 anos e gestores de instituições de Educação Infantil, de forma a gerar impacto para todas as faixas etárias da etapa. As atividades propostas são alicerçadas na metodologia autoral da organização, que preconiza o uso de livros literários para promover a vivência no mundo da leitura e da escrita com conhecimentos significativos para as crianças, e de acordo com sua faixa etária. O objetivo das formações é que as rotinas das unidades de Educação Infantil comportem e valorizem ambientes propícios à interação com os textos, como a exposição de livros ao alcance das crianças.

As formações partem de nossa equipe técnica de formadores para os Articuladores Pedagógicos Regionais (APR), que são responsáveis pela formação dos Articuladores Pedagógicos Municipais (APM), que, por sua, vez, realizam os encontros formativos diretamente para os gestores escolares e as equipes docentes das escolas e creches, que implementam a metodologia no contexto educacional. Esse processo de formação continuada em serviço qualifica uma rede de profissionais engajados com a melhora da qualidade da Educação, e fortalece as estruturas das secretarias, que desenvolvem as capacidades locais para materializar na prática as diretrizes das políticas de formação continuada. As crianças aprendem mais, e toda a rede de ensino é beneficiada.

Monitoramento e Avaliação

O acompanhamento sistemático das ações formativas é um aspecto central do projeto no contexto do Pacto pela Aprendizagem desde o início da parceria do Labedu com a Seduc/MA. Por meio de roteiros de observação dos encontros formativos realizados pelas APRs e APMs, bem como das atividades realizadas nas unidades de Educação Infantil de uma amostra de municípios acompanhados pelo Labedu, o projeto busca garantir alinhamento com as necessidades locais. As informações coletadas são compartilhadas com a Seduc/MA, fortalecendo um ciclo contínuo de monitoramento e avaliação. 

Em 2024, a Teoria de Mudança do projeto passou por um processo de refinamento e atualização, o que permitiu aprimoramentos nos indicadores de monitoramento e avaliação. Nesse processo, os instrumentos, estrutura e rotinas de monitoramento e avaliação da formação continuada passaram a ser objeto e conteúdo da formação dos APRs e APMs. Desta forma, os atores que fazem parte da implementação da política de formação em regime de colaboração também contam com preparação ferramental e apoio para monitorar o alcance, corrigir rumos e aprimorar constantemente as ações realizadas.  O Labedu se propõe, com essa estratégia, a deixar um legado duradouro e consolidar uma transformação profunda e institucionalizada nos territórios.

Compartilhe

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar