1 de dezembro de 2025
O impacto das práticas de leitura desenvolvidas no projeto Aprender a Estudar Textos (AET) é tema de artigo publicado nos Cadernos de Pesquisa, periódico da Fundação Carlos Chagas. O estudo, conduzido por Nicole Paulet Piedra, diretora do Labedu, e Angélica Sepúlveda, colaboradora especial, analisa como o AET contribui para qualificar o trabalho de professoras do 4º e 5º anos no ensino da leitura e da compreensão de textos.
O trabalho, intitulado “Formação e representações das práticas de leitura de textos escolares”, examinou registros produzidos por professoras ao longo dos ciclos de estudo e implementação das propostas do AET. Esses registros — parte estruturante da metodologia do projeto — permitiram identificar como as referências introduzidas na formação passam a compor as representações das docentes sobre o que, como e para que ensinar leitura.
A análise temática revelou avanços consistentes na variedade e na profundidade das ações relatadas pelas professoras. Os dados mostraram maior intencionalidade e maior atenção aos processos de compreensão dos estudantes, indicando que o trabalho sistemático com propostas modelares e com a análise da prática promoveu um salto qualitativo nas decisões pedagógicas.
Esses achados reforçam a força de percursos formativos baseados em ciclos investigativos, nos quais teoria, prática e reflexão se retroalimentam. A publicação evidencia, também, um princípio central do Labedu: a combinação entre pesquisa e implementação como via para qualificar o ensino e gerar conhecimento aplicável, como explica Nicole: “Ao incluir o registro como estratégia intencional de acompanhamento da implementação, fortalecemos processos formativos que geram aprendizagens profundas para os educadores e, ao mesmo tempo, produzimos conhecimento que amplia a compreensão do campo da formação continuada . A formação deixa de ser um episódio isolado e passa a constituir um processo contínuo de análise, devolutiva e reorientação, uma espiral de aprendizagens em constante renovação”, afirma.
Acesse a íntegra do artigo no site do periódico: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/12075