'Histórias do Capitão Moish' entrevista Beatriz Cardoso
Entrevistas

‘Histórias do Capitão Moish’ entrevista Beatriz Cardoso

28 de fevereiro de 2019

Episódio do podcast discute os recursos cognitivos e socioemocionais das histórias.

Beatriz Cardoso, presidente e fundadora do Laboratório de Educação, foi a convidada do episódio 11 do podcast Histórias do Capitão Moish, publicado no dia 28 de fevereiro pela Rádio Vozes. O programa aborda, por meio de entrevistas e da contação de histórias, o papel da ficção na formação afetiva, social e moral das crianças.

Na entrevista, que está disponível na íntegra online e em diferentes serviços de streaming de podcast, Beatriz Cardoso e o capitão Moish discutiram o papel das histórias na formação de cidadãos capazes de entender novas maneiras de perceber e entender o mundo por meio da leitura.

"A linguagem é o elemento matricial de desenvolvimento do cidadão," disse Beatriz. "Pensamento é linguagem e linguagem é pensamento. As histórias permitem que as crianças se desenvolvam de uma maneira integral – tanto no campo cognitivo quanto no campo emocional."

A conversa sobre linguagem também permitiu discutir os desafios que o Brasil enfrenta no campo da alfabetização, chamando atenção aos riscos de reduzir-se o processo de alfabetização a um processo mecânico – como ensinar a criança (ou adulto) a dominar o código de letras, sons e palavras. "Junto com o domínio do código, tem que vir um universo, que é o universo que a cultura traz," acrescentou Beatriz. "Metodologias que aceleram o processo de alfabetização para você dominar a relação som-grafia, estão reduzindo o futuro dessa criança. A gente tem que entender alfabetização como um processo mais amplo onde isso é fundamental. Sem dominar o código [a criança] não vai para frente; mas não é suficiente."

Durante a entrevista, destacou-se a plataforma Espaço de Leitura como uma das iniciativas do Laboratório de Educação que concilia o uso da narrativa com o desenvolvimento da linguagem e do conhecimento. Segundo a educadora, as histórias e recursos da plataforma demonstram "o que o mundo digital pode aportar ao desenvolvimento de uma criança, que é diferente de um livro físico." A coletânea de histórias digitais é acompanhada de diferentes recursos que permitem experiências variadas de leitura, abordando temáticas como metáforas, a consciência da biografia individual, as estruturas tradicionais das histórias, o desenvolvimento emocional e as dimensões de espaço, por exemplo.

Entre outros conteúdos, o Laboratório de Educação também disponibiliza, no blog Toda Criança Pode Aprender, recomendações de leitura que apresentam riqueza de vocabulário, abordam temáticas apropriadas para crianças e as tratam como seres pensantes.

Além da entrevista, também está disponível uma versão de As 7 Cabritinhas e o Lobo adaptada para o rádio.

Compartilhe