21 de outubro de 2013
Por que pais e mães querem evitar que seus filhos tenham medo? Será que essa proteção está correta? Segundo a psicóloga Rosely Sayão, a coragem nasce do medo e é preciso entender que há medos diferentes e as crianças aprendem com eles.
É muito comum ouvir pais e mães com receio de que seus filhos pequenos ouçam histórias que tenham monstros ou assistam filmes de terror. Mas, segundo a psicóloga, em sua coluna faz a seguinte colocação:
“Por que é bom a criança experimentar o medo desde cedo? Porque essa é uma emoção que pode surgir em qualquer momento da sua vida e é melhor ela aprender a reconhecê-la logo na infância para, assim, começar a desenvolver mecanismos pessoais de reação.”
As crianças podem aprender a lidar com as situações mais difíceis contando com o apoio dos pais e entender que o medo é um sentimento que será enfrentado ao longo da vida e estar mais preparada para ele.
Assim, conclui Rosely Sayão:
“O que pode atrapalhar a criança não é o medo que ela sente, e sim o medo que os pais sentem de que ela sinta medo. Isso porque a criança pode entender que os pais a consideram desprovida de recursos para enfrentar os medos que a vida lhe apresenta.”
Isso não vale apenas para a relação com os pais, mas para a interação com todos os adultos de referência para a criança, como professores, por exemplo.
Para ler o texto integral, clique aqui.
Para dar sua opinião sobre como lidar com os medos das crianças, escreva-nos abaixo.