Aprofundamento e atuação em escala, o equilíbrio possível | Labedu

Aprofundamento e atuação em escala, o equilíbrio possível

25 de outubro de 2022

Desde 2019, o projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola, do Laboratório de Educação, integra as ações do Pacto Pela Aprendizagem no Estado do Maranhão. Inicialmente, o mapa de atuação esteve focado em cinco municípios: Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Trizidela do Vale, tendo sido ampliado posteriormente a todos os 217 municípios maranhenses.

O Pacto pela Aprendizagem é uma política educacional do Estado do Maranhão que busca melhorar a aquisição de conhecimentos e a permanência dos estudantes nos espaços escolares através de um regime de colaboração entre Estado e Municípios. A agenda é composta pela formação continuada dos professores, gestores escolares e equipes técnicas municipais que atuam na educação infantil, tendo como objetivo promover o fortalecimento e a sustentabilidade da relação família e escola, com vistas a enriquecer as aprendizagens das crianças nos diferentes contextos, tendo como instrumento de indução a formação docente.

As equipes do Laboratório de Educação atuam de forma direta no território inicialmente mapeado, implementando suas metodologias nesse campo de aprofundamento. A parceria com a estrutura do Estado em regime de participação proporciona a atuação em escala, ampliando o alcance para os 216 municípios maranhenses.

Articuladores Pedagógicos, Professores e Gestores Escolares da etapa da Educação Infantil são o público alvo do Pacto, que tem como meta formar 75% dos profissionais que atuam na Educação Infantil de cada município adido. As formações incluem webinários, estudos em grupo e encontros online e presenciais, e seu fluxo formativo é realizado em três níveis: 

- as equipes do Laboratório de Educação e da SEDUC formam os Articuladores Pedagógicos Regionais (APRs), profissionais efetivos da SEDUC que atuam no processo de formação das equipes municipais;

- os APRs se responsabilizam pela formação dos Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs), uma equipe formada por servidores das SEMEDs selecionados mediante chamada pública;

- os APMs que, por sua vez, atuam no processo de formação continuada dos professores e gestores da educação infantil. 

Em 2021, através do Pacto, foram alcançados 14.070 participantes e 4.193 escolas. Como principais ganhos, consideramos que promovemos a reflexão da comunidade educativa sobre as práticas de ensino e o desenvolvimento da aprendizagem das crianças em instituições de Educação Infantil, e atuamos na curadoria de materiais destinados aos Articuladores Pedagógicos Regionais e Municipais. Globalmente, durante o ano, atingimos 120 horas de formação no ciclo Estadual e 100 horas no ciclo Municipal.

Desta forma, a atuação mapeada através de diagnóstico nos cinco municípios que integram o campo de aprofundamento do projeto ganhou escala, comprovando na prática o fortalecimento das redes de ensino a partir do olhar para os profissionais que compõem esse sistema. Ao longo do projeto, um esquema de monitoramento foi sendo implementado, e o braço da Educação Infantil no pacto de colaboração foi se formando a partir do desenvolvimento das ações. Está nascendo, portanto, um outro olhar para a Educação Infantil no Maranhão.

 

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