"Cidade, Gênero e Infância" apresenta estudos das múltiplas relações entre esses temas no Brasil. | Labedu

“Cidade, Gênero e Infância” apresenta estudos das múltiplas relações entre esses temas no Brasil.

3 de maio de 2022..

Organizada por Ana Gabriela Godinho Lima e Rodrigo Mindlin Loeb, a obra composta por 22 textos e artigos de pesquisadores, especialistas e profissionais que trabalham no campo das infâncias, gênero e território – e recheada por desenhos de crianças e registros fotográficos – une vozes distintas de arquitetos, urbanistas, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e outros tantos profissionais que atuam na confluência desses temas tão urgentes.

No Brasil, em territórios afastados dos centros, percebe-se o encurtamento da autonomia e da liberdade da criança na exploração e na vivência do território onde ela habita, mesmo em cidades pequenas do interior. Olhar para as cidades como espaço promotor do desenvolvimento integral e promover a devolução dos espaços públicos para as crianças é, portanto, a conscientização de que o território tem impactos muito importantes na vida das crianças.

O Laboratório de Educação assina um capítulo da seção que faz foco no brincar e o espaço público. "Toda Criança Pode Aprender – Implantação de projeto piloto no município de Mauá", é assinado por Isabel Santana Gervitz, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet Piedra.

Outros textos inéditos trazem histórias de organizações referência nos temas – como Avante, CECIP, Centro de Excelência em Primeira Infância e Instituto Elos –, pesquisas acadêmicas sobre violência, espaço público e segregação territorial, pesquisas e experimentações práticas na transformação do território, experiências de incentivo à brincadeira no espaço público, envolvimento da comunidade, entre outros assuntos que trazem novas lentes à prática de arquitetos e urbanistas.

A publicação foi pensada para se tornar referência para a formação profissionais de diferentes áreas do conhecimento que buscam trabalhar em territórios urbanos e promover possibilidades de desenvolvimento e empoderamento para mulheres e crianças. O livro nasceu a partir de concurso realizado em 2017 pela Fundação Bernard van Leer, com a proposta inovadora de inserir a temática da primeira infância na graduação e pós-graduação de arquitetura e urbanismo no Núcleo de Pesquisa em Cidade, Gênero e Infância da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

O debate de lançamento aconteceu no dia 08 de abril e pode ser acessado clicando aqui.

Dados técnicos da obra:
456 páginas
15,7 x 22cm
ISBN: 978-65-872005-02-1
Edição: Romano Guerra Editora e Pistache Editorial, 2022

Para quem desejar adquirir, o livro está à venda no site da editora Romano Guerra.

*crédito da imagem: "Parelheiros", Rodrigo Mindlin Loeb.

Compartilhe
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.