Materiais do Labedu são disponibilizados para crianças na Ucrânia | Labedu

Materiais do Labedu são disponibilizados para crianças na Ucrânia

3 de abril de 2023

Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início ao maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra Mundial. A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia já fez mais de 300 mil vítimas fatais* em pouco mais de um ano de conflito, somando ataques por terra, pelo ar e pelo mar.

Nesse contexto, o Ministério da Educação da Ucrânia tem investido na tentativa de continuar dialogando com os alunos de sua rede pública de ensino através de ferramentas online, dirigidas a crianças na zona de guerra, totalmente afastadas da escola; em realocação, morando em outras cidades, muitas vezes com parentes e em transição entre diferentes escolas; e em situação de refugiadas. Os conteúdos disponíveis contemplam estudantes a partir do ensino fundamental e, preocupada também com as crianças menores, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está à frente de uma iniciativa que visa disponibilizar os materiais e conteúdos produzidos pelo Laboratório de Educação para apoiar famílias com crianças de 0 a 6 anos na promoção de interações significativas nos contextos informais de aprendizagem em que se encontram.

O Ministério da Educação da Ucrânia estava em busca de estratégias que convidassem e auxiliassem no envolvimento das famílias para mitigar o impacto das interrupções na escolaridade das crianças no país.

Essa tornou-se uma oportunidade importante para colocarmos nossas produções a serviço de uma necessidade muito presente no momento atual para as crianças em região de conflito que estão fora da escola, afirma Nicole Paulet Piedra, Diretora de Conteúdo do Labedu.

O fato dos nossos recursos poderem ser compartilhados em formato digital é um facilitador. Segundo a OCDE, a adaptação e a tradução desses materiais são mais viáveis do que a tentativa de que sejam produzidos materiais pedagógicos partindo do zero. 

Há, atualmente, uma preocupação por parte dos educadores ucranianos com a questão da identidade das crianças como ucranianas, pois muitas delas não sabem quando retornarão ao país. Desse modo, as atividades focadas na valorização das histórias das famílias através do compartilhamento de brincadeiras ou canções da infância, entrevista aos avós, entre outras que compõem o acervo Labedu, interessaram especialmente à curadoria do projeto. A abordagem, que tem como referência a plataforma e as cartas do baralho das as 7 Experiências Fundamentais da Infância, integra as dimensões da aprendizagem e do desenvolvimento integral, contribuindo também com a esfera sócio-emocional. 

O Labedu, honrado em poder contribuir com essa causa humanitária tão complexa e importante, se dispôs a autorizar a reprodução e a adaptação de sua propriedade intelectual sem custos, para fins educacionais e não comerciais.

Estão autorizados para uso até 2027:

> 12 animações em vídeo e 50 peças gráficas que retratam situações do dia a dia para ajudar os adultos a identificar oportunidades de aprendizagem e estimular a curiosidade das crianças. As animações e os cards foram extraídos da plataforma Aprender com 7 Experiências Fundamentais;

> 184 atividades para que adultos interajam de forma significativa com as crianças, em momentos e lugares do cotidiano. Cada atividade é acompanhada por uma breve explicação do potencial de aprendizagem por trás de cada sugestão. Essas atividades foram originalmente publicadas no aplicativo móvel Apprendendo.

Com essa ação, o Labedu reafirma sua missão enquanto organização não governamental brasileira em desenvolver metodologias para promover aprendizagens significativas dentro e fora da escola para crianças de 0 a 10 anos. Nos melhores e também nos mais desafiadores contextos que envolvem a educação pública. Estamos comprometidos em avaliar o retorno sobre o uso dos materiais e os dados referentes ao número de pessoas que se beneficiarão desta colaboração. E, desde já, estamos confiantes de que nossos conteúdos reverterão em ações de engajamento por parte das famílias nesta que é uma das missões mais importantes que podemos prever: manter as crianças em constante aprendizagem.

 

* dados extraídos de reportagem na revista Exame: https://exame.com/mundo/guerra-na-ucrania-300-mil-mortos-segundo-exercito-noruegues/

Compartilhe