"Onde está o meu cachorro?" ganha versão impressa a partir de julho | Labedu

“Onde está o meu cachorro?” ganha versão impressa a partir de julho

27 de fevereiro de 2023

Uma das frentes de atuação do Laboratório de Educação consiste na implementação dos conteúdos desenvolvidos para nossas plataformas por meio de projetos em parceria com instituições, voltando nosso olhar à aprendizagem de crianças de 0 a 10 anos. Na nossa visão, a chave para a transformação está no processo formativo dos profissionais que já atuam em contextos formais e informais de educação. Por isso, no desenho de cada projeto, formulamos e adaptamos nossas estratégias às necessidades dos agentes individuais ou coletivos que cumprem o papel de mediadores da aprendizagem, a partir do nosso repertório de materiais para uso dentro e fora da escola. 

Em 2023, o Labedu amplia essa gama de materiais com a versão física de um dos títulos do Espaço de Leitura, nossa plataforma de livros digitais com histórias infantis que podem ser lidas ou escutadas por áudio ou vídeo. O Espaço de Leitura nasceu em 2016, da colaboração entre o Laboratório de Educação e a equipe de pesquisa coordenada pela professora Ana Teberosky (Universidade de Barcelona), conhecida amplamente por suas investigações no campo da aprendizagem da linguagem. A plataforma é gratuita e disponibiliza sete livros em formato digital, um dos quais ganha páginas impressas e espaço nas bibliotecas infantis de crianças de São Paulo a partir deste ano.

A versão impressa do título  Onde está o meu cachorro? está tomando forma através de um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP). O Labedu firmou uma concessão de materiais que serão distribuídos para todas as crianças matriculadas no 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental I, totalizando 140.113 alunos entre 6 a 9 anos. Nas 580 escolas municipais de São Paulo em que há Ensino Fundamental I, serão distribuídos kits para as férias de julho de 2023, compostos pelos seguintes materiais: o livro Onde está o meu cachorro?; três mapas impressos da plataforma Territórios de Explorações e um álbum de registro com propostas de atividades, dicas e sugestões de interação entre adultos e crianças. A intenção é engajar as famílias na ampliação das oportunidades de aprendizagem das crianças para além da sala de aula, contribuindo para sua formação leitora e reafirmando a missão do Labedu em promover a consciência de que toda criança pode aprender e todo adulto educa, em qualquer contexto.

Na entrega dos materiais, o Labedu promoverá oficinas com profissionais dos quadros das 13 Unidades Regionais de Educação (URE) da cidade a fim de apresentar o conteúdo dos kits e disponibilizar pautas que colaborem com as ações a serem realizadas junto com às famílias. O projeto, denominado Cidade das Infâncias, tem como público final as crianças e suas famílias, mas para chegar nelas, daremos subsídios práticos para  apoiar os profissionais municipais da Educação no fortalecimento da relação escola-família, tendo como eixo mediador as atividades sugeridas nos materiais que chegarão nas casas de todas as crianças.

A impressão e distribuição do livro Onde está o meu cachorro? nesse contexto amplia as possibilidades de contato e interação das crianças paulistanas com o universo leitor. “O livro continua sendo um elemento mediador importante de aprendizagens, com possibilidades múltiplas de interação”, comenta Elisa Wajskop, coordenadora do projeto no Labedu.

Para além do projeto Cidade das Infâncias, o livro Onde está o meu cachorro? estará disponível para novas parcerias e, além dele, mais um título do Espaço de Leitura está sendo diagramado e aguardando novas oportunidades de impressão e distribuição.

Compartilhe