Curtas que arrebatam #46: Sobre o poder da música! | Labedu
Não categorizado

Curtas que arrebatam #46: Sobre o poder da música!

Imagem retirada de Comitys
16 de fevereiro de 2018
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Uma série tocante, para se deliciar com animações que nos revelam a importância da primeira arte na vida das pessoas!

A música, em suas mais variadas formas, é capaz de produzir em nós efeitos extremamente curiosos desde muito cedo. É algo que nos conecta com suas vibrações e melodias, nos levando rapidamente a lugares jamais imaginados para dentro de nós mesmos e mexendo com sentidos, emoções e lembranças de um jeito que chega a ser difícil colocar em palavras.

Além da sensação prazerosa que muitas delas provocam, cantar ou ouvir canções nos liga afetivamente com quem quer que esteja compartilhando dessa experiência conosco, fortalecendo os vínculos que são estabelecidos ali.

Quando se trata de crianças pequenas, acompanhar situações cotidianas com músicas que falem sobre a hora do banho, de dormir, de comer, de ir para a escola, por exemplo, as auxilia no domínio dessa linguagem, transmissora de saberes, regras e ideias que fazem parte de um meio cultural. Mesmo que ou ouvinte ainda não entenda completamente seu conteúdo, as palavras de uma canção, ao serem repetidas e assimiladas, ainda ampliam o vocabulário e exercitam a pronúncia. Isso sem falar na vivência corporal do ritmo, que é essencial para o desenvolvimento infantil, já que ajuda na compreensão de entonações e da musicalidade presente na fala.

Pensando em tudo isso, selecionamos alguns curta metragens muito especiais para você assistir com as crianças e que revelam como pode ser transformadora uma experiência musical, seja nos levando a refletir sobre algo que ela nos comunica, seja nos envolvendo em memórias ou até mesmo para quebrar com certas regras e preconceitos que acabam nos congelando em nossas ações. Divirtam-se!

Monkey Symphony (Sinfonia dos Macacos)

Num mundo onde macacos sabem tocar piano perfeitamente, dois jovens chimpanzés são separados por uma disputa musical, assistidos pela rigorosa professora, que os instiga a transpor limites com a sua postura rígida perante suas aulas!

 

Swing of Change (O Balanço da Mudança)

Harry, um preconceituoso barbeiro muda a sua mente com a chegada de um trompete mágico, que o leva a considerar a influência da cultura negra no jazz, ritmo que o captura e o transforma dentro de seu próprio salão.

Recuerdame (Recorda-me)

Retirado do filme “Coco: Viva – A Vida é uma festa”, esse trecho mostra um momento lindo de conexão entre Miguel, um garoto de 12 anos que quer ser músico, e uma antiquíssima senhora que faz parte de sua história e do passado de sua família…

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar