Curtas que arrebatam #50 – Realidades Virtuais | Labedu
Não categorizado

Curtas que arrebatam #50 – Realidades Virtuais

15 de junho de 2018
Este artigo faz parte da série:

Curtas que arrebatam

Que tal conhecer mais uma série de curtas metragens? Desta vez nós te convidamos a pensar sobre os prazeres e armadilhas que o fascinante universo da tecnologia pode trazer no dia-a-dia.

Em uma era digital como a que vivemos, a tecnologia já parece ter se tornado parte inerente de nossas vidas e está cada vez mais presente nas interações cotidianas. É verdade que ela trouxe inúmeras facilidades, como a comunicação em tempo real, o desenvolvimento de aparelhos eletroeletrônicos, o aperfeiçoamento de jogos, filmes e brinquedos, convidando crianças e adultos a se maravilharem com tantos avanços gráficos e possibilidades diversas. A quantidade de conteúdos e informações produzidas nesse âmbito parece ser infinita.

Mas é muito importante que, vez ou outra, nos perguntemos: de que formas a realidade virtual tem ocupado nossas vidas? Como as crianças têm se relacionado com ela? Qual o papel das figuras adultas nessa interface com o mundo digital? Será que a tecnologia tem substituído as relações humanas e o contato com desafios do mundo real? De que maneiras esses progressos podem contribuir para a aquisição de conhecimentos e aprendizagens, potencializando o desenvolvimento infantil de maneira saudável? E qual o limite para o uso?

São muitas as questões que nos levam a refletir sobre esse tema – e elas não se esgotam por aqui. Por isso, selecionamos algumas animações para convocar crianças, jovens e adultos a fazerem suas ideias circularem a respeito da tecnologia nos dias de hoje.

Hey Mari!

 

Muitos de nós temos preenchido o nosso tempo ocioso com informações, imagens, mensagens, vídeos e companhia. Com isso, um simples recado que demora a ser respondido pode nos fazer cair em um vazio que produz ansiedade, cede espaço para inseguranças, dúvidas e fantasias, como acontece com este pequeno dinossauro que espera por um sinal de sua amiga Mari…

Hi-Score

 

Quando uma árvore mágica leva o seu gameboy a garota Sam mergulha num mundo recheado de aventuras, como aquelas vividas por meio dos jogos. Mas, cedo ou tarde, descobre que essa realidade pode ser apenas fruto de sua imaginação.

Silent

 

Silent é um curta que revela como contadores de histórias, inventores e a tecnologia trabalham juntos para criar a magia do cinema. Nesta história, dois artistas de rua que sonham em trazer o seu show para as pessoas acabam descobrindo uma engenhoca dentro de um antigo teatro, o que os permite embarcar numa aventura cinematográfica repleta de efeitos especiais para encontrar o público que sempre desejaram!

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar