Onde passar as férias escolares? | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Onde passar as férias escolares?

29 de agosto de 2017

Um novo período de férias se inicia. Onde, porém, passar as férias com as crianças?… Na verdade, em qualquer lugar!

É isso mesmo: qualquer lugar, dentro ou fora de casa, no bairro em que se mora ou pela cidade; conhecendo lugares próximos ou cidades distantes. Qualquer lugar permite que as crianças se divirtam e aprendam, afinal, não há espaço ou tempo limitado para novas experiências!

Nem sempre toda a família entra em férias simultaneamente; é comum que os pais continuem trabalhando enquanto as crianças iniciam um período de recesso escolar. Também é fato que, mesmo de férias, nem sempre existem condições para viagens ou inúmeros passeios. Por isso, a dica é aproveitar os momentos com as crianças para interagir com elas, brincar, conversar, ouvir música, cozinhar, passear por lugares próximos – como parques ou praças  – e aproveitar os eventos gratuitos da sua cidade.

Para potencializar interações com a criança vale considerar que todas as situações podem favorecer momentos significativos, rendem diversão e permitem novas conquistas, ampliando o universo de informações e de conhecimentos dos pequenos. Na série Educa, publicamos várias dicas de aprendizagens que as crianças podem realizar quando brincam, conversam, escutam música na companhia de adultos ou até quando atuam ajudando na organização doméstica. Confira nos posts: Brincar Educa, Conversar Educa, Organizar Educa, Observar Educa, Imitar Educa, Movimentar-se Educa, Perguntar Educa e Cantar Educa.

Dentro de casa, há um bocado de coisas para fazer! Dentre essas possibilidades está conhecer o universo da cozinha e da culinária: preparar um prato na companhia de um adulto, organizar a mesa para uma refeição, experimentar novos alimentos de formas distintas (como cru e cozido, por exemplo), compor um prato bem colorido com diferentes alimentos e sabores etc. E, para isso, vale a pena saber um pouco mais sobre o valor da participação das crianças no preparo de refeições, retomando alguns de nossos posts, como Cozinhar Educa e Criança e cozinha: muitas boas oportunidades .

Conhecer histórias e poesias é outra ótima aventura para todos os dias, afinal, ler também educa (confira aqui este post) e diverte. E isso pode acontecer em diferentes momentos da rotina das crianças, dentro ou fora de casa, como em visitas a bibliotecas ou acompanhando eventos de lançamentos de livro (saiba mais sobre estas visitas aqui). Considere ler e reler para as crianças títulos já conhecidos e bem familiares ou mesmo investir em novas leituras, como as que indicamos mensalmente na série “Livros que fazem as crianças crescerem” (aqui você acessa o último post dessa série e também os demais já publicados) ou as disponíveis no Espaço de Leitura.

E numa tarde em casa, numa fila de espera ou como passatempo dentro do carro, que tal assistir a alguns curtas e conversar com as crianças sobre eles? Com os mais diferentes temas, mais emotivos, mais divertidos, que informam ou que instigam apreciações, vale conferir as dicas que damos por aqui nos posts da série “Curtas que arrebatam” (dicas de 2015, dicas de 2016 e as de 2017: curtas#34, curtas#35, curtas#36, curtas#37, curtas#38 e curtas#39).

Além de todas essas dicas, como forma de se movimentar, de brincar, interagir com o entorno e conhecer outras pessoas, também é interessante levar as crianças para explorarem as ruas do bairro e brincar em praças e parques. Veja as sugestões e informações que apresentamos no Toda Criança Pode Aprender: Aprendendo pelas ruas, Brincar Educa, Brincar sem brinquedo, Brincar sim: e ao ar livre, E que tal passear pelo jardim?

Visitas a museus são passeios que também oferecem boas oportunidades de apreciação e aprendizagens. Neste período de férias, é comum que sejam promovidos eventos ou exposições gratuitos focados no público infantil. Ainda que isso não aconteça em sua cidade, vale explorar os museus e seus acervos fixos. Para favorecer a interação das crianças com esses espaços, sugerimos a retomada de alguns posts, entre eles Apreciar Educa e Quer tornar ainda mais divertida uma visita ao museu com as crianças?

Ir ao teatro, participar de oficinas instrumentais ou recreativas, ouvir boa música e assistir a performances de danças são muitas vezes promovidos de forma gratuita e atraem o interesse das crianças. Para saber mais sobre isso, consulte nossa Agenda e fique atento a dicas que circulam pelas redes sociais ou sites parceiros como o Catraquinha e o Guia Fora da Casinha.

Além dessas dicas, no nosso aplicativo Apprendendo, gratuito e disponível para IOS e Android, é possível acessar um amplo conjunto de dicas de atividades para realizar com as crianças em distintos ambientes, dentro de casa (na cozinha, no banheiro e no quarto), e também fora como nas ruas, em feiras, no trânsito, em restaurantes e, em breve, também em museus.

Então, aproveite os momentos com os pequenos e se lembre de registrar também com fotos, pequenos textos e, quem sabe, montando com eles um diário de férias ou um álbum, como o proposto no nosso aplicativo.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar