Curtas que arrebatam #67: Histórias do sertão | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Curtas que arrebatam #67: Histórias do sertão

Imagem retirada de ABC do sertão
22 de janeiro de 2020

Do distinto abecedário do sertão até o voo da Asa Branca, curtas animados que contam aventuras sertanejas.

O sertão é uma região de semideserto no Nordeste brasileiro, que atravessa oito estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O imaginário do sertão é marcado, entre outras coisas, pela imagem da seca, já que é o lugar que menos chove no Brasil, pela literatura de cordel, pelo repente e também pela criação de gado e seus derivados, como a carne de sol e as roupas de couro.

Selecionamos curtas animados que trazem diferentes aspectos da cultura sertaneja: o jeito de falar, a paisagem, os alimentos típicos, a resiliência e, é claro, a música de Luiz Gonzaga.

ABC do Sertão
por Fasfavor Desenhos Animados

O sotaque sertanejo começa no alfabeto: essa animação, que ilustra uma música do Rei do Baião Luiz Gonzaga, apresenta as particularidades do abecedário do sertão.

Calango Lengo – morte e vida sem ver água
por Fernando Miller

Um calango desesperado foge da Dona Morte em um jogo de gato e rato. Na sua luta pela sobrevivência, o calango criativo resiste ao ceifador.

A saga da asa branca
por Lula Gonzaga

Essa animação retrata a música “Asa Branca”, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, sendo este último o narrador do curta. A canção, considerada um hino nordestino, conta uma história de migração e resistência do povo sertanejo.

Josué e o Pé de Macaxeira
por Diogo Viegas

Uma reinterpretação sertaneja da história de João e o pé de feijão.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar