Reflexões e conversas | Labedu

Reflexões e conversas

Onde? Em trânsito.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Conversar sobre o trânsito e formas de contribuir para a diminuição da poluição relacionada aos meios de transporte é um modo interessante de incentivar a criança a adotar uma postura cidadã. Quando estiver fazendo um trajeto com a criança, peça para ela contar a quantidade de pessoas que vê no ônibus ou no metrô. Depois converse com ela, comparando essa quantidade com o número de pessoas que pode ser transportada por um carro. A partir desse diálogo, você pode fazer comentários relacionados à quantidade de carros na cidade, ao trânsito, à poluição do ar e à poluição sonora.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

A partir de observações ou experiências práticas, conversas como essa ajudam a criança a perceber a importância de pensar sobre o espaço público, a mobilidade nas cidades e o meio ambiente. Refletindo sobre esses assuntos, ela se sente participante no cuidado com sua cidade e compreende que posturas individuais podem contribuir com a melhora desse espaço, que é de todos. Esses diálogos, além de serem um exercício para organizar os pensamentos em forma de linguagem, acabam por ser mais uma oportunidade de aproximação entre criança e adulto, fortalecendo o vínculo afetivo e a intimidade entre os dois.

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades