Massinha comestível | Labedu

Massinha comestível

Onde? Na cozinha.

Quanto tempo? 10 a 30 minutos.

 

ATIVIDADE

Fazer massinha em casa junto com a criança é fácil e divertido! Você só precisa misturar 4 xícaras de farinha de trigo com 1 colher de sal, adicionar 1 xícara e meia de água e 3 colheres de sopa de óleo. Vá mexendo até ficar na textura desejada. Caso fique muito mole, basta colocar um pouco mais de farinha. Por fim, é só acrescentar um pouco de corante para alimentos para que a massinha fique colorida. Durante a confecção da massinha, peça ajuda da criança. Ela pode misturar a massa com as mãos e pode também ir entregando os ingredientes a serem acrescentados. Quando estiver pronto, brinquem juntos. Vocês podem inclusive inventar personagens de massinha, além de fazer forminhas.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE

A brincadeira é uma maneira de experimentar materiais e de criar. Amassar e pegar a massinha, além de ser prazeroso, é um exercício de coordenação motora e criatividade para inventar as formas a serem feitas. Produzir a própria massinha é um jeito de entender como diferentes ingredientes se combinam para formar algo novo. Também contribui para que a criança perceba que tem recursos para realizar brincadeiras a partir de algo feito por ela. A criança pequena costuma utilizar muito a boca nas suas explorações, por isso é interessante que essa receita de massinha permita a ingestão sem qualquer problema de intoxicação.

 

 

No nosso aplicativo, Apprendendo, você encontra algumas dicas de brincadeiras que podem ser feitas com as crianças em distintos ambientes e momentos da rotina diária, como durante o banho, por exemplo. Também é possível acessar e montar um álbum de fotos como memória das aprendizagens das crianças. Vale conferir! Baixe gratuitamente em seu dispositivo móvel, via Google Play ou Apple Store.

 

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades