1 de agosto de 2024
O projeto Aprender a Ensinar Textos (AET) fechou o primeiro semestre de 2024 com destaques positivos na implementação de suas atividades. Encerrado o ciclo no município de Várzea Paulista (SP) com resultados excelentes para cerca de 150 educadores e mais de 2.500 crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental, o projeto iniciou neste ano a implementação em 17 novas cidades do país.
Francisco Morato
Neste ano o AET iniciou as atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato, cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo. O planejamento teve início em janeiro, com atividades concentradas na equipe de coordenação e formação do Labedu, e foi seguido pela assinatura do termo de cooperação técnica com a rede municipal. O processo foi baseado em diálogos com as futuras formadoras locais, marcando o comprometimento e engajamento de todos com a iniciativa.
A formação das educadoras locais começou com uma reunião de apresentação do projeto aos coordenadores pedagógicos das escolas, seguida de encontros com os supervisores de ensino e assistentes técnicos pedagógicos, que fazem parte do grupo de formadores do município. Esses encontros são um passo importante na direção de garantir que a equipe esteja preparada para replicar a metodologia do projeto.
O encontro de abertura do percurso formativo aconteceu em março, conduzido pelo formador do Labedu José Carlos de Souza. Foi o ponto de partida para as professoras da rede, que passaram a ter encontros em torno de textos selecionados para a proposta. A implementação prática das atividades foi avaliada positivamente por todos os participantes, engajando formadores, professoras e crianças na aprendizagem.
Foi realizado também um encontro de monitoramento focado na observação de sala de aula, com o objetivo preparar os assistentes técnicos pedagógicos e supervisores para observarem a implementação da sequência didática pelos professores com as crianças, reforçando a importância do acompanhamento e apoio contínuo às professoras.
Para a coordenadora do AET no Labedu, Bruna Caruso, a parceria entre a equipe de Francisco Morato e o Labedu tem sido fundamental para o sucesso da implementação e para o engajamento das crianças no processo de aprendizado. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados no primeiro semestre de 2024 e ansiosos para continuar essa jornada de aprendizado colaborativo”, afirma.
Municípios do Maranhão
O AET iniciou também as atividades em 16 municípios do Maranhão, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Apicum-Açu, Araguanã, Bequimão, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Lagoa do Mato, Luís Domingues, Maracaçumé, Nova Olinda do Maranhão, Palmeirândia, Passagem Franca, Porto Rico do Maranhão, Santa Helena, São Domingos do Azeitão e Sucupira do Riachão.
A partir de parceria de sucesso firmada desde 2019 com o estado para a implementação do projeto Aprender: Dentro e Fora da Escola, foi possível firmar um novo acordo para a chegada das formações no âmbito do AET. Isso aconteceu em diálogo com a Secretaria de Educação do estado em colaboração com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para selecionar os 16 municípios que recebem o projeto, garantindo impactos significativos.
Um encontro de abertura online reuniu todos os professores formadores dos municípios participantes, além de representantes do Labedu e da Secretaria do estado, marcando o início de uma jornada de aprendizado e colaboração.
A formação dos professores aconteceu por meio de webinários, adaptando-se aos diferentes turnos de trabalho dos docentes. Foram realizados dois ciclos formativos baseados em textos selecionados, compostos por encontros de formação e atividades práticas em sala de aula. Os relatos das professoras destacaram o envolvimento e o entusiasmo das crianças no processo de aprendizado, reflexo de um compromisso contínuo com a educação e o desenvolvimento das habilidades leitoras das crianças.
Para Bruna Caruso, o engajamento dos municípios do Maranhão foi notável ao longo de todo o semestre, com destaque para os encontros sobre observação das práticas em sala de aula. “Esse monitoramento permitiu um acompanhamento próximo e eficaz das ações formativas. Encerramos o primeiro semestre com um forte sentimento de realização e compromisso, graças ao trabalho conjunto com a equipe dos municípios do Maranhão”, explica.
Colaboração
O Labedu atua em franca colaboração com secretarias de Educação estaduais e municipais, em articulação pensada para o envolvimento efetivo dos diferentes atores do sistema educacional. O objetivo é garantir o aprimoramento da capacidade técnica local e fortalecer a rede, de forma com que seja capaz de implementar cada vez mais percursos formativos com impacto, monitoramento, pensamento crítico e com foco na aprendizagem das crianças e no desenvolvimento teórico e prático dos professores e professoras.
Outro destaque importante das ações do AET no primeiro semestre é a continuidade da colaboração com a equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderada pelo professor Michael Walton. A parceria funciona o para acompanhamento do projeto e discussões sobre sua Teoria da Mudança, hipóteses e ações de escalabilidade. O esforço tem o objetivo de produzir conhecimento técnico sobre a escala das ações, e integra os pesquisadores da universidade à equipe do Labedu na análise documental e dos procedimentos de implementação, visando construir e consolidar uma metodologia replicável para outros municípios brasileiros.