Três anos de Aprender: dentro e fora da escola | Labedu

Três anos de Aprender: dentro e fora da escola

30 de novembro de 2022..

O Laboratório de Educação desenvolve diversos projetos pelo território brasileiro, sendo um deles o Aprender: dentro e fora da escola que, com apoio da Eneva, beneficia milhares de crianças em escolas públicas do Maranhão. No dia 11 de novembro, celebramos os três primeiros anos dessa trajetória junto a educadores e parceiros do Estado, reunindo em dois encontros Diretores, Supervisores e Coordenadores Pedagógicos de Educação Infantil, além de Agentes Pedagógicos Municipais, Secretários de Educação e representantes da Secretaria da Educação do Estado do Maranhão (SEDUC).

Os eventos foram realizados nos municípios de Pedreiras (MA) e Dom Pedro (MA) e, na ocasião, exibimos pela primeira vez  o documentário que conta, por meio de depoimentos de participantes do projeto, quais foram as aprendizagens e transformações conquistadas ao longo deste ciclo.

O documentário revelou que as ações realizadas diretamente pela nossa equipe em cinco municípios do Médio Mearim (Capinzal do Norte, Lima Campos, Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes e Trizidela do Vale) reverberaram também na engrenagem institucional que viabiliza a formação continuada junto aos outros 212 municípios maranhenses, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem. Graças à parceria com o Labedu, o Pacto pela Aprendizagem, iniciativa que materializa a política educacional Escola Digna, passou a contemplar intervenções específicas para o segmento da Educação Infantil.

Estamos preparados agora para ser formadores de formadores, né? E a gente tem visto que isso tem dado um bom resultado, a gente tem uma rede colaborativa, um apoio muito grande, um grupo de estudos [com os 19 APRs do estado do Maranhão]... sendo mesmo um professor pesquisador. É uma função completa assim… a gente não apenas transfere o conhecimento (...) é um conjunto de várias pessoas que participam desse processo e todas elas ganham com isso. - Ana Katia, Articuladora Pedagógica Regional (APR) da Unidade Regional de Educação de Pedreiras

Durante os eventos, a Diretora Executiva do Laboratório de Educação, Andrea Guida Bisognin, apresentou os dados quantitativos que sintetizam e revelam os impactos dessas aprendizagens. Um destaque foi a constatação de que o tempo dedicado pelas professoras à situações de leitura de livros de literatura infantil foi quatro vezes maior em 2022, após três anos de projeto, representando um aumento de 400% neste tipo de atividade. O aumento do tempo em interação entre professoras e crianças também foi significativo. Esses dados serão compartilhados pela coordenação e formadoras do Laboratório de Educação na reunião de balanço final com as equipes técnicas dos cinco municípios e do Governo do Estado.

Ao longo da semana de celebração, as aprendizagens concretizadas pelo projeto Aprender: dentro e fora da escola foram reiteradas por falas como a da Secretária de Educação de Santo Antônio dos Lopes, Raimunda Sousa Carvalho Nascimento, que fez uma convocatória aos grupos de Diretores para que deem continuidade à implementação de uma Educação Infantil condizente com o que se defende no Documento Curricular do Território Maranhense.

Nossas escolas de Educação Infantil em Santo Antônio dos Lopes são rurais. A Educação Infantil da rede municipal de ensino de Santo Antônio dos Lopes é rural. Então são os Diretores das escolas os responsáveis pela qualidade da Educação Infantil. Os Diretores são fundamentais para que um projeto como esse dê certo na escola. Quem primeiro se interessa pela escola tem que ser a Direção. Quem primeiro diz sim para a escola é o Diretor. Depois ele vem chamando a sua equipe. A escola pode sim ser uma escola de qualidade. As crianças dos lugares mais longínquos também têm esse direito. - Raimunda Sousa Carvalho Nascimento, Secretária de Educação de Santo Antônio dos Lopes

Como parte da mobilização das comunidades locais, distribuímos materiais pedagógicos, entre livros, mensagens em carros de som e folhetos gráficos com propostas de atividades para brincar e interagir com as crianças.

O ano de 2022 se encerra com a certeza de que estamos promovendo mudanças dentro e fora da escola, ao mesmo tempo em que contribuímos para o fortalecimento dos quadros da redes públicas, para que a causa "Toda criança pode aprender, todo adulto educa" chegue cada vez mais longe.