Curso de filosofia para crianças | Labedu

Voltar

7 A 10 ANOS

Curso de filosofia para crianças

Conversa e leitura de textos e imagens que instiguem questões centrais da filosofia (moral, realidade ética, estética) considerando a idade dos alunos. O programa de aulas estrutura-se a partir de perguntas disparadoras:

Aula 1 – O significado de pensar: O que significa pensar? Existem vários tipo de pensamento? Sentir e pensar são diferentes? Nós pensamos todas as horas ou somente quando nos focamos em algo? Todos pensam igual? Podemos dividir pensamentos? De onde vem nossas ideias? Podemos inventar pensamentos ou eles vêm do mundo? Existem pensamentos perigosos? Onde estão os pensamentos? Eles estão no mundo? Como?

Aula 2 – Quem somos: Quem sou eu? Eu sou o meus cabelos e minha unhas? Eu sou o meu pé e meus braços? Eu sou o meu rosto e minha voz? Eu sou os meus pensamentos e meus sentimentos? Eu sou as coisas que eu gosto e os meus amigos? Eu sou o meu nome? O que é um corpo e o que é a mente? Como eles se relacionam quando sentimos alguma coisa?

Aula 3 – Amizade: O que torna alguém um amigo? O significa ser amigo de alguém? Temos que ser amigos de todo mundo? Temos que ser amigos de alguém sempre? Temos que gostar de todos os momentos com nossos amigos? Podemos tratar pessoas diferentemente? Podemos tratar alguém mal? Existem vários tipos de relação entre pessoas?

Aula 4 – O Belo: Por que eu acho as coisas belas? Existe algum critério? Deveria ter algum critério? Tudo que é belo para mim deve ser belo para o outro também? Existe certo e errado/ruim e bom nessa questão? Qual a diferença entre dizer que algo é ruim e dizer que algo é feio? Podemos gostar de alguma coisa e acha-la feia ao mesmo tempo?

Sobre o Yonathan
Formado em Filosofia, Sociologia e Antropologia na Universidade Hebraica de Jerusalém e licenciatura nas respectivas áreas. Lecionou na Universidade de Tel Aviv e no Machon LeMadrichei Chul em Jerusalém entre 2011 e 2017. Possui especialização em Filosofia para crianças (Ministério da Educação de Israel, Tel Aviv) e atualmente leciona dois cursos de extensão de filosofia judaica e de língua hebraica na UNIFESP – Campus Guarulhos. Trabalha nas áreas de ontologia política contemporânea, estética e filosofia da educação.

Inscrição: https://goo.gl/uS7PBp

Compartilhe