teste
Roteiros

Cidade Parque de Diversões – Roteiro “Natureza”

Cidade Parque de Diversões – Roteiro “Natureza”
6 de dezembro de 2018..
Este artigo faz parte da série:

Cidade Parque de Diversões

“Natureza” é o tema de um dos roteiros de passeio da plataforma Cidade Parque de Diversões.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Natureza”

Propor um roteiro de passeios na cidade com esse tema pode parecer engraçado: o ritmo acelerado das cidades muitas vezes faz com que nos esqueçamos de prestar atenção à diversidade de plantas e animais de nosso entorno. Mas a cidade também oferece espaços verdes onde é possível observar a natureza e aprender sobre o meio ambiente.

Nesses locais é possível conhecer diferentes espécies de árvores, flores e ervas, mesmo em grandes centros urbanos. Basta encontrar praças, jardins, parques ou até feiras especiais. Além disso, em certas áreas preservadas também podemos ouvir os sons da natureza (como o canto dos pássaros). Áreas verdes são favoráveis para que as crianças contemplem a natureza, reflitam sobre as transformações que ocorrem no mundo natural, conheçam o patrimônio ambiental de suas cidades, entre outras possibilidades.

Um passeio pode ser dividido em três partes: antes, durante e depois. A plataforma Cidade Parque de Diversões oferece materiais de apoio para todos estes momentos:

ANTES

Antes de sair, é possível olhar nosso mapa de sugestões e escolher quais locais você e as crianças querem visitar.

Confira os locais de outros roteiros perto da sua região neste outro mapa.

Além disso, é possível ler algumas sugestões de assuntos para conversar com as crianças durante o passeio, aguçando a curiosidade, a imaginação e o senso crítico delas.

DICAS PARA ENRIQUECER O PASSEIO 

Assuntos para conversar com as crianças:

– Os animais que vemos em São Paulo são os mesmos que a gente encontraria na floresta Amazônica? E será que são os mesmos que você veria na Sibéria ou na savana da África do Sul?
– Experimente prestar atenção ao canto dos pássaros. Por que será que eles cantam? Será que estão conversando? Sobre o que você acha que eles falariam?
– É comum ouvir que a natureza é verde, mas verde pode ter infinitas variações! Quantos tons de verde diferentes você consegue encontrar? E quais são as outras cores que você encontra na natureza?
– Cuidar de todas as plantas nos parques e praças deve dar um trabalhão! Do que as plantas precisam para crescer saudáveis?
– As plantas filtram o ar, absorvendo a poluição e soltando oxigênio, que todos os humanos precisam para viver. Você consegue pensar em outros motivos pelos quais é importante preservar a natureza, dentro e fora das cidades grandes?

Lista de materiais para levar no passeio:

– Lupa;
– Fita métrica;
– Papel e lápis;
– Saquinhos.

Com esses materiais, é possível fazer diferentes atividades, como por exemplo observar os detalhes das plantas ou até coletar flores e folhas caídas e montar um caderninho com colagem de plantas secas.

DURANTE

Durante a saída, o roteiro (que pode ser impresso ou digital) oferece orientações que favorecem momentos de aprendizagem na natureza e também se transforma: oferece um jogo educativo para criança, que pode ser preenchido ao longo de uma série de passeios por diferentes praças e parques.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Natureza”

DEPOIS

Em breve, publicaremos no site um Diário de Experiências na Cidade, que poderá ser preenchido após os passeios para relembrar e refletir sobre o dia. O diário, além de ser um registro que guarda lembranças a partir de desenhos, fotos e escritos, também ajuda a sedimentar as aprendizagens do dia.

E, para quem quiser continuar as conversas e responder às perguntas levantadas durante o passeio, basta acessar nossa curadoria de sites com conteúdo de qualidade que podem oferecer informações adicionais sobre o tema natureza.

RECURSOS DE PESQUISA

“Aplicativo “Shazam da Natureza””, publicado em Toda Criança Pode Aprender
“Brasileirinha”, publicado no site Ciência Hoje das Crianças
Categoria “Guia de Árvores em São Paulo”, publicado no site Árvores de São Paulo
Categoria “Plantas Nativas de São Paulo”, publicado no site Árvores de São Paulo
Guia “Aves da Cidade de São Paulo”, publicado pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo
“Livro Vermelho das Crianças”, publicado por Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibicit)Site do projeto iNaturalist
Site oficial do Parque Ibirapuera

Que tal escolher um roteiro em Cidade Parque de Diversões e proporcionar momentos de diversão e aprendizagem às crianças? Bom passeio!

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar