Natureza | Labedu
Imagem retirada de Unsplash

“Natureza” é o tema de um dos roteiros de passeio da plataforma Territórios de Explorações.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Natureza”

Propor um roteiro de passeios na cidade com esse tema pode parecer engraçado: o ritmo acelerado das cidades muitas vezes faz com que nos esqueçamos de prestar atenção à diversidade de plantas e animais de nosso entorno. Mas a cidade também oferece espaços verdes onde é possível observar a natureza e aprender sobre o meio ambiente.

Nesses locais é possível conhecer diferentes espécies de árvores, flores e ervas, mesmo em grandes centros urbanos. Basta encontrar praças, jardins, parques ou até feiras especiais. Além disso, em certas áreas preservadas também podemos ouvir os sons da natureza (como o canto dos pássaros). Áreas verdes são favoráveis para que as crianças contemplem a natureza, reflitam sobre as transformações que ocorrem no mundo natural, conheçam o patrimônio ambiental de suas cidades, entre outras possibilidades.

Um passeio pode ser dividido em três partes: antes, durante e depois. A plataforma Territórios de Explorações oferece materiais de apoio para todos esses momentos.

Antes

Antes de sair, é possível olhar nosso mapa de sugestões e escolher quais locais você e as crianças querem visitar.

Confira os locais de outros roteiros perto da sua região neste outro mapa.

Além disso, é possível ler algumas sugestões de assuntos para conversar com as crianças durante o passeio, aguçando a curiosidade, a imaginação e o senso crítico delas.

Dicas para Enriquecer o Passeio

Assuntos para conversar com as crianças:
  • Os animais que vemos em São Paulo são os mesmos que a gente encontraria na floresta Amazônica? E será que são os mesmos que você veria na Sibéria ou na savana da África do Sul?
  • Experimente prestar atenção ao canto dos pássaros. Por que será que eles cantam? Será que estão conversando? Sobre o que você acha que eles falariam?
  • É comum ouvir que a natureza é verde, mas verde pode ter infinitas variações! Quantos tons de verde diferentes você consegue encontrar? E quais são as outras cores que você encontra na natureza?
  • Cuidar de todas as plantas nos parques e praças deve dar um trabalhão! Do que as plantas precisam para crescer saudáveis?
  • As plantas filtram o ar, absorvendo a poluição e soltando oxigênio, que todos os humanos precisam para viver. Você consegue pensar em outros motivos pelos quais é importante preservar a natureza, dentro e fora das cidades grandes?
Lista de materiais para levar no passeio:
  • Lupa;
  • Fita métrica;
  • Papel e lápis;
  • Saquinhos.

Com esses materiais, é possível fazer diferentes atividades, como por exemplo observar os detalhes das plantas ou até coletar flores e folhas caídas e montar um caderninho com colagem de plantas secas.

Durante

Durante a saída, o roteiro (que pode ser impresso ou digital) oferece orientações que favorecem momentos de aprendizagem na natureza e também se transforma: oferece um jogo educativo para criança, que pode ser preenchido ao longo de uma série de passeios por diferentes praças e parques.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Natureza”

Depois

Depois de voltar, vocês podem encontrar no site  um Diário de Experiências na Cidade, que poderá ser preenchido após os passeios para relembrar e refletir sobre o dia. O diário, além de ser um registro que guarda lembranças a partir de desenhos, fotos e escritos, também ajuda a sedimentar as aprendizagens do dia.

Clique aqui e baixe o Diário de Experiências na Cidade

E, para quem quiser continuar as conversas e responder às perguntas levantadas durante o passeio, basta acessar nossa curadoria de sites com conteúdo de qualidade que podem oferecer informações adicionais sobre o tema natureza.

Recursos de pesquisa

Que tal escolher um roteiro em Territórios de Explorações e proporcionar momentos de diversão e aprendizagem às crianças? Bom passeio!

Newsletter

Insira seu email e acompanhe as novidades