Feiras e Mercados | Labedu
Não categorizado

Feiras e Mercados

Imagem retirada de Unsplash
14 de janeiro de 2018
Este artigo faz parte da série:

Cidade Parque de Diversões

“Feiras e Mercados” é o tema de um dos roteiros de passeio da plataforma Territórios de Explorações.

Clique aqui e acesse o Roteiro “Feiras e Mercados”

Esses espaços, que muitas vezes fazem parte da rotina, possibilitam experiências sensoriais de todos os tipos: além da sonoridade dos vendedores oferecendo seus produtos, é possível encontrar desde alimentos frescos até peças artesanais e objetos ainda desconhecidos.

Feiras e mercados são feitos de muitas cores, cheiros, sabores e sons, e favorecem muitos aprendizados. Neles, as crianças podem conhecer novos alimentos, descobrir como eles são plantados, identificar a diversidade de objetos ou de texturas e espécies de legumes e verduras, e até aprender sobre matemática, já que para fazer compras é preciso realizar pequenos cálculos. Com o tempo, ao visitar diferentes tipos de feiras e mercados, os pequenos também podem observar, reparar e conversar sobre as muitas formas em que esses ambientes podem ser apresentados, comparando suas semelhanças e diferenças.

Um passeio pode ser dividido em três partes: antes, durante e depois. A plataforma Territórios de Explorações oferece materiais de apoio para todos esses momentos.

Antes

Antes de sair, você e as crianças podem olhar nosso mapa de sugestões e escolher qual feira ou mercado querem visitar.

Confira os locais de outros roteiros perto da sua região neste outro mapa.

Também é possível ler algumas sugestões de assuntos para conversar com as crianças durante o passeio, aguçando o interesse, a imaginação e o senso crítico delas. Como feiras e mercados muitas vezes já são espaços que fazem parte da rotina com as crianças, sugerimos algumas dicas que podem enriquecer esses passeios, provocando os pequenos a olharem o familiar com novos olhos, levantando novas questões e levando a curiosidade para longe!

Dicas para enriquecer o passeio

Assuntos para conversar com as crianças:
  • Como as estações do ano afetam o que chega ao mercado e à feira? Quais são as comidas que mudam no mercado e na feira dependendo da estação do ano? E quais são as que vendem o ano inteiro?
  • Será que os alimentos que estão à venda em São Paulo são os mesmos que você veria em um mercado em Belém do Pará? E será que são os mesmos que são vendidos em feiras na França ou na China?
  • Os vegetais podem crescer de muitos jeitos diferentes: desde debaixo da terra até o alto das árvores. Experimente perguntar aos feirantes sobre onde e como as comidas crescem.
  • Como as coisas chegam até a feira ou o mercado? Cada objeto tem uma história. Tente escolher um objeto na feira e imagine o trajeto dele, desde o momento em que foi feito até a hora em que você o viu pela primeira vez.
  • Comer também é um jeito de aprender. Que tal experimentar uma nova comida? Descreva o gosto dela: é doce ou salgado? É azedo? Como é a textura na boca: lisa? Enrugada? Gosmenta? Crocante? É quente ou fria? O cheiro é diferente do gosto?
Lista de materiais para levar no passeio:
  • Lupa;
  • Fita métrica;
  • Papel e lápis.

Com esses materiais é possível fazer diferentes atividades, como por exemplo observar os detalhes das frutas e vegetais, descobrir os seus tamanhos e anotar seus nomes e curiosidades sobre eles.

Durante

Durante a saída, o roteiro (que pode ser impresso ou digital) oferece orientações que favorecem momentos de aprendizagem e também se transforma: oferece um jogo educativo para criança, que pode ser preenchido ao longo de uma série de passeios por diferentes feiras e mercados. 

Clique aqui e acesse o Roteiro “Feiras e Mercados”

Depois

Depois de voltar, vocês podem encontrar no site  um Diário de Experiências na Cidade, que poderá ser preenchido após os passeios para relembrar e refletir sobre o dia. O diário, além de ser um registro que guarda lembranças a partir de desenhos, fotos e escritos, também ajuda a sedimentar as aprendizagens do dia.

Clique aqui e baixe o Diário de Experiências na Cidade

E, para quem quiser continuar as conversas e responder às perguntas levantadas durante o passeio, basta acessar nossa curadoria de sites com conteúdo de qualidade que podem oferecer informações adicionais sobre o tema.

Recursos de pesquisa

Que tal escolher um roteiro em Territórios de Explorações e proporcionar momentos de diversão e aprendizagem às crianças? Bom passeio!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar