7 de setembro de 2016
Você já pensou em apresentar às crianças nossas florestas e árvores nativas? E já conversou com elas sobre os problemas causados pelo desmatamento? Um documentário e um conjunto de projetos interessantes, e é claro também alguns passeios, podem apoiar essas conversas. Confira aqui!
O Brasil é um território de imensas florestas e possui mais de 50.000 espécies de árvores. Hoje, porém, mantém-se de pé 80% da floresta Amazônica, pois o restante deixou de existir, fruto de um desmatamento descontrolado e desnecessário, já que a serviço de uma baixa produção.
Há alguns anos, vários projetos vêm sendo criados e realizados, visando não apenas a manutenção das nossas florestas, mas também ações de replantio, bem como de combate ao desmatamento. É isso o que apresenta o minidocumentário da websérie “Diálogos Transformadores”, intitulado “Boas práticas no combate ao desmatamento”, iniciativa do jornal A Folha de S.Paulo, da UNILEVER e da Associação Ashoka.
Ali, são apresentadas e discutidas, entre outras, práticas como o replantio de um milhão de árvores, aqui e na Indonésia, numa parceria entre a UNILEVER e a WMF, ou o projeto “Pocket Forest” (Floresta de bolso), criado pelo botânico e fundador da “Amigos das Árvores de São Paulo”, Ricardo Cardim.
O Pocket Forest busca trazer para áreas urbanas árvores nativas, já que boa parte das árvores na cidade são importadas. Para Ricardo: ”A ideia é trazer de volta a floresta nativa, na forma de ilhas, para que nossos filhos possam experimentar o sabor de um araçá, ver uma embaúba, criar uma nostalgia com aquilo e entender a importância para sua vida e para o futuro”.
E se não é possível levarmos as crianças até as florestas, vamos trazê-las para dentro de casa, por meio de documentários, livros, reproduções de imagens, e vamos conversar com os pequenos sobre a importância de ações como essas para a preservação de nosso meio ambiente. Também podemos apresentar a riqueza de nossa biodiversidade visitando parques e jardins botânicos, ou mesmo praças, permitindo que as crianças, como afirmou Ricardo, “possam experimentar” e conhecer nossas árvores nativas.
E, caso tenha a oportunidade, plante com as crianças, cultivee uma planta com elas. Afinal, importa que desde cedo conheçam, cuidem e aprendam a valorizar e respeitar nosso meio ambiente.
Para saber mais sobre os “Diálogos Transformadores”, acesse aqui.