Conheça as cidades brasileiras que plantam uma árvore para cada bebê que nasce | Labedu
Casos e Referências

Conheça as cidades brasileiras que plantam uma árvore para cada bebê que nasce

Imagem retirada de Catraquinha (crédito: Daniel Castelo Branco/O Dia).
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

24 de setembro de 2015

Você sabia que o nascimento de uma criança também pode representar o nascimento de uma árvore em algumas localidades do Brasil? Veja o que o Catraquinha descobriu!

Cada bebê que nasce nas cidades de Itaperuna, no Rio de Janeiro, e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, ganha uma árvore com seu nome. Segundo a prefeitura de Passo Fundo, o programa “Uma Criança, uma árvore” já plantou mais de seis mil árvores na cidade. Além de fazer uma homenagem a cada criança nascida com o plantio de uma árvore nativa , a intenção de arborizar a área urbana do município e criar uma ação permanente de preservação do meio ambiente.

Como benefícios, a arborização traz o aumento da umidade relativa do ar, atenuação sonora, maior conforto térmico e a valorização imobiliária da área”, afirma o gerente do Programa, Armando Ferreira da Fontoura, em entrevista ao O Nacional.

Também em Itaperuna, uma das cidades mais quentes do Rio de Janeiro, para cada criança que nasce, uma árvore da flora brasileira é plantada. Lá, o programa foi criado este ano com o objetivo de mostrar como a arborização influencia na qualidade de vida. No momento da inscrição do pré-natal da gestante, durante o Teste do Pezinho ou na sala de vacinação, os pais podem assinar um termo de adesão da iniciativa. O plantio fica por conta dos técnicos da prefeitura e a família recebe um certificado com o nome da criança, data de nascimento, nomes popular e científico da árvore e sua localização.

Gostou da iniciativa? Conheça outras cidades que possuem propostas parecidas com essa acessando Catraquinha.

Com informações do G1, O Dia e O Nacional.

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar