10 de março de 2025
Os materiais do projeto Aprender com 7 Experiências Fundamentais, desenvolvidos pelo Labedu, começaram a ser adotados na Ucrânia após passarem por adaptações para o idioma e o contexto local. Além da tradução, novas imagens foram incorporadas para representar a população do país. O baralho interativo e os guias de atividades estão sendo distribuídos tanto em eventos virtuais promovidos pela ONG EdCamp Ukraine quanto em formato impresso, como parte de um projeto de grande escala voltado para a educação infantil no país.
Na semana passada, Beatriz Cardoso e Nicole Paulet Piedra, diretoras do Labedu, participaram online de um desses seminários, o Resiliency Toloka. Durante o evento, especialistas compartilharam experiências sobre como apoiar crianças e adultos em tempos desafiadores. O termo Toloka, em ucraniano, significa um encontro comunitário para alcançar um objetivo comum.
Durante o evento, o Labedu apresentou os materiais a educadores e famílias ucranianas, e enfatizou a importância das relações entre crianças e adultos para o desenvolvimento pleno da infância, afetado também pela interrupção no acesso às escolas em decorrência da guerra que assola o país. Falar sobre a guerra foi, inclusive, um dos destaques na discussão com os participantes, que relataram ouvir com frequência perguntas das crianças sobre o tema.
“As crianças fazem todo tipo de pergunta, das mais simples às mais complexas. É fundamental não responder somente às perguntas fáceis, mas também acolher as desafiadoras. Conviver com um adulto amoroso e paciente, que escuta e dialoga, é uma das melhores coisas que podemos oferecer a elas”, afirmou Beatriz.
Material didático para aprendizado no cotidiano
O conjunto de materiais adaptados para a Ucrânia inclui 49 cartões interativos e guias de atividades, criados para ajudar as famílias a transformar momentos cotidianos em oportunidades de aprendizado. Esses recursos foram planejados para envolver as crianças de forma simples e prática, por meio de conversas, exploração e brincadeiras, sem a necessidade de ferramentas especiais ou planejamento complexo.
Nicole Paulet Piedra destacou que os cartões não são apenas atividades, mas ferramentas para que os adultos tenham um olhar mais atento nas situações cotidianas e assim percebam as oportunidades para contribuir aos diferentes aspectos de seu aprendizado e desenvolvimento.
“A criança de hoje é diferente da criança de amanhã. O baralho interativo nos ajuda a perceber isso, pois, a cada vez que são usados, podem gerar novas observações e interações, revelando aquilo que a criança já sabe, aquilo que lhe gera curiosidade . Mesmo que as famílias nem sempre notem, as crianças estão aprendendo o tempo todo. Esses momentos cotidianos de aprendizado se tornam mais visíveis com as cartas do baralho. Ao revisitar os materiais, treinamos nosso olhar para perceber como as crianças pensam, brincam e interagem com o mundo ao seu redor”, explicou.
A colaboração entre o Labedu e a Ucrânia teve início em 2023, por meio de uma articulação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Ministério da Educação da Ucrânia. O projeto faz parte da iniciativa Aprender com 7 Experiências Fundamentais, que visa promover a educação de qualidade e a troca de práticas pedagógicas entre diferentes contextos.
Assista ao seminário completo: