A formação continuada de professores é peça-chave para enfrentarmos os desafios no campo da Educação | Labedu

A formação continuada de professores é peça-chave para enfrentarmos os desafios no campo da Educação

26 de outubro de 2022

Se pretendemos aprendizagem com significado para o aluno, o ensino deve ter significado para os educadores. Desta forma, valorizar os professores e investir em sua formação continuada é foco primordial. Ensinar, da mesma forma que aprender, não consiste apenas em reproduzir um determinado comportamento, mas sim em agir com compreensão e com sentido. A transformação sistêmica e sustentável das práticas educativas exige conhecimento sobre como as crianças, e também os diretores, coordenadores e professores aprendem novas maneiras de entenderem e desempenharem seus papéis.

Um dos principais desafios no campo da Educação, no Brasil, é garantir que os investimentos realizados na elaboração de currículos, avaliações, tecnologias e materiais didáticos favoreçam uma aproximação aos problemas reais enfrentados em sala de aula, tendo em vista que a aprendizagem deve ser o sentido de qualquer política educacional.

Os pacotes de formação que baseiam-se na transmissão de informações fragmentadas ao invés de oportunizarem autonomia para a tomada de decisões relativas à organização do tempo e ao planejamento de situações didáticas simplifica o papel do professor. Ensinar é uma tarefa que requer ação-reflexão-ação e implica em saber o que e para que ensinar, saber como ensinar e saber como avaliar o que foi aprendido.

Refletir de forma isolada sobre essas questões não promove mudanças. Porém, a soma da experiência acumulada por pesquisadores de diferentes áreas pode contribuir à sistematização de metodologias de formação que levem à apropriação de ferramentas conceituais pelos educadores, a fim de que se sintam confiantes para protagonizar a melhoria da qualidade da aprendizagem. Um exemplo é a parceria entre o Laboratório de Educação, o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP-Ribeirão Preto e a professora Paola Uccelli da Graduate School of Education de Harvard, que fortaleceu-se desde 2020. 

O motivo que inicialmente uniu estes grupos foi um estudo centrado na avaliação de um modelo de formação continuada de professores, concretizado na metodologia Aprender a Estudar Textos, do Laboratório de Educação.  Aprender a Estudar Textos é fruto de diversas colaborações internacionais, dentre elas o projeto Learning for All, coordenado junto a três professores da Faculdade de Educação de Harvard que compõem o núcleo de pesquisa Language for Learning. Este foi o primeiro trabalho que teve por objetivo colocar luz sobre os desafios da aprendizagem da linguagem acadêmica no Brasil, com apoio do Harvard Lemann Research Fund. A partir da discussão de elementos conceituais e metodológicos foi nascendo uma relação produtiva entre as instituições acima mencionadas, que levou à concepção de uma agenda de pesquisa no campo da formação dos professores, trazendo um olhar interdisciplinar e articulado.

Temos uma tradição no Brasil em que o conhecimento pedagógico acaba vindo à reboque. Nesta parceria, construímos uma proposta em que a cena pedagógica, com suas especificidades técnicas, está no centro do desenho e a contribuição de outras áreas compõe e amplifica as perguntas de base.

Para transformar de fato a ação docente não é necessário revolucionar as práticas existentes, mas sim colocar ênfase no resgate do sentido do ensino à luz dos objetivos que a Base Nacional Comum Curricular começou a organizar.

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