Após um ano como Líder de Impacto, Beatriz Cardoso analisa sua experiência na Universidade de Harvard | Labedu
Entrevistas

Após um ano como Líder de Impacto, Beatriz Cardoso analisa sua experiência na Universidade de Harvard

22 de dezembro de 2023

Em 2023, a presidente do Laboratório de Educação, Beatriz Cardoso, retornou à Universidade de Harvard como líder de Impacto em Residência. A vivência de um ano no programa ALI (Advanced Leadership Initiative) rendeu aprendizados, ideias e discussões que trazem novas perspectivas que inspiram iniciativas brasileiras como a nossa.

A proposta acadêmica tem como objetivo liberar o potencial de líderes experientes para ajudar a resolver os desafios mais urgentes da sociedade. Os selecionados embarcam em uma imersão de doze meses focada no aprendizado acadêmico interdisciplinar, desenvolvimento de liderança e colaboração entre pares. 

Pela primeira vez, a escola superior convidou três ex-participantes que tiveram sucesso nos projetos desenvolvidos por lá. Beatriz já havia sido fellow em 2013, quando consolidou a proposta inicial do Laboratório de Educação. Desta vez, ela concorreu com mais de 600 membros e a expectativa de retornar após 10 anos foi de fazer um balanço de sua trajetória, além de trazer as inovações da área a fim de ampliar referências para o trabalho do Labedu.

"Quando saímos da nossa cultura e convivemos com pessoas do mundo todo, passamos a olhar para os problemas com outras lentes. Isso é sempre um privilégio. Poder pensar sobre as origens dos conceitos que aplicamos também é muito bom", reflete Beatriz. "O efeito de conhecer um novo grupo no contexto educacional também é uma experiência imprescindível para quem trabalha com esse tema."

O currículo é extenso e cada participante pode escolher um caminho para trilhar: são aulas e debates nas faculdades alinhadas com o programa, como a Harvard Law School, a Harvard Graduate School of Education ou a Harvard Kennedy School of Government. A educadora escolheu acompanhar a turma ALI 2023. Segundo ela, atualizar o conhecimento na área social é um exercício indispensável. 

Ao longo do ano, seu repertório foi transmitido à nossa equipe por meio de artigos, materiais didáticos e reflexões que fortaleceram o conhecimento dos integrantes da instituição. Beatriz também teve a oportunidade de apresentar o Laboratório de Educação durante seminários a professores, alunos e convidados. 

"Percebi que temos um trabalho estruturado e consistente para fazer algo necessário na educação: a implementação. Temos muito a oferecer e, todas as vezes que o apresentei, o Labedu foi recebido com muito interesse", aponta. "Estamos em diálogo com um assunto que todos os países buscam. A possibilidade de estar aqui me trouxe a certeza da nossa relevância. A maneira como a gente emoldura o ensino me deixou muito orgulhosa."

O resultado do curso foi promissor e rendeu a proposta de três pesquisas que estão sendo aplicadas para financiamento por professores de Harvard. "A ideia é desenvolver impactos significativos para o aprendizado nas escolas brasileiras. Isso pode render muitos frutos para 2024".

Participações de Beatriz Cardoso ao longo de 2023 durante sua experiência em Harvard:

  • Introdução ao desenvolvimento internacional: participação de Beatriz Cardoso no júri de avaliação de projetos de um curso de graduação do MIT.
  • Hackathon de Impacto Social: participação de Beatriz Cardoso em uma iniciativa de Harvard que convida ONGs e alunos a refletirem e encontrarem soluções para desafios sociais estratégicos.
  • Encontro anual presencial no ProLeer: o encontro anual internacional discute questões fundamentais sobre a área de linguagem e leitura na América Latina. Neste ano, contou com a participação de Beatriz Cardoso e Nicole Paulet Piedra, pelo LABEDU, e de Nádya Dutra, secretária adjunta de educação do Maranhão, abordando o processo de ação e construção da política educacional.
  • Participação de Beatriz Cardoso em aula, com alunos do mestrado, sobre escola e família com a professora da Harvard Graduate School of Education, Karen Mapp.
  • Literacy from a Global Perspective: Beatriz Cardoso deu uma aula junto à Professora Pamela Mason aos alunos de mestrado do programa de Literacy and Languages (L&L) e Global, International, and Comparative Education (GICE).
  • HBAP's Advisor Program: este é um programa da Harvard Business School (HBS). Beatriz Cardoso participou como mentora de um grupo de alunos a fim de ajudá-los a aprimorar seus projetos de inovação social.
  • Language for Learning: o núcleo de pesquisa, liderado por Paola Uccelli, é parceiro do Labedu desde 2017. Como colaboradora regular, Beatriz Cardoso fez uma apresentação sobre o projeto Aprender a Estudar Textos.
  • HGSE’s Education Policy and Analysis: Beatriz Carodso foi convidada para este programa de mestrado como palestrante principal e realizou uma apresentação sobre o Laboratório de Educação.

Conheça mais sobre a trajetória de Beatriz Cardoso em Harvard abaixo:

Compartilhe