Beatriz Cardoso retorna a Cambridge como Líder de Impacto em Residência na Universidade de Harvard em 2023 | Labedu

Beatriz Cardoso retorna a Cambridge como Líder de Impacto em Residência na Universidade de Harvard em 2023

29 de novembro de 2022

O ano de 2023 se anuncia e, com ele, a abertura de novos ciclos para o Laboratório de Educação. Beatriz Cardoso, Presidente do Labedu, foi selecionada para ser Líder de Impacto em Residência na Universidade de Harvard e passa a integrar a nova rede de fellows seniores do programa ALI (Advanced Leadership Initiative).

O processo de seleção ocorreu em outubro deste ano, tendo sido aberto a todos os ex-alunos do ALI, iniciativa que busca alavancar o trabalho de líderes com mais de 20 anos de experiência no enfrentamento dos principais desafios sociais dos nossos tempos. Beatriz concorreu com mais de 600 membros e a decisão do comitê de seleção em convidá-la para retornar a Harvard após 10 anos de sua primeira participação como fellow, em 2013, é um reflexo da potência de sua carreira dedicada ao fortalecimento da educação pública no Brasil. 

O percurso de atuação do Laboratório de Educação será objeto de estudo e discussão junto à nova turma de fellows. Ao planejar sua estadia em Cambridge, Beatriz preparará uma apresentação sobre o Labedu para o seminário de primavera da universidade, além de outras instâncias de compartilhamento de sua experiência  desenhando e implementando projetos para garantir uma educação pública de qualidade em nosso país.

Com seu retorno a Harvard, Beatriz assume o compromisso de ser um recurso para a turma ALI 2023, bem como para a comunidade universitária durante seu tempo como Líder de Impacto em Residência. Beatriz poderá assistir a disciplinas que estejam alinhadas com o desenvolvimento do Laboratório de Educação, por exemplo, na Harvard Graduate School of Education ou na Harvard Kennedy School of Government. O objetivo desta etapa em Harvard estará em promover melhorias ao projeto institucional do Labedu a partir da experiência e vivência integradas por ela. Durante este período de licença, Andrea Guida e Nicole Paulet Piedra, que já dividem a direção com Beatriz, assumirão a liderança da organização.

O Laboratório de Educação, que completa 10 anos em 2022, desfruta de uma série de participações de Beatriz na Universidade de Harvard como parte de sua trajetória. Em 2013, o primeiro plano estratégico da instituição foi desenvolvido no mesmo programa ALI, e em agosto de 2022, o case baseado nos anos de fundação da organização foi apresentado por Beatriz para a turma de fellows. O documento foi elaborado ao longo do ano em que Beatriz participou do programa, como um exemplo prático de como encarar a articulação de parcerias para desenvolver um projeto original e inovador, mobilizando recursos técnicos e financeiros antes mesmo de ter a iniciativa tirada do papel. Em setembro de 2021, Beatriz também esteve à frente da turma de fellows, discorrendo sobre a proposta do Labedu de impulsionar a educação brasileira a partir da produção de ferramentas que traduzem conhecimento de ponta sobre desenvolvimento infantil, enriquecendo as práticas cotidianas de educadores dentro e fora do sistema formal de ensino. 

Na carta convite para que Beatriz participe dessa oportunidade em Harvard, o comitê de seleção reforçou o orgulho em integrá-la novamente ao programa, agraciando-a com as seguintes palavras: 

Continuamos nos inspirando na sua humildade, na sua orientação para o serviço e no seu trabalho trazendo inovação para a educação pública, e estamos entusiasmados e ansiosos para ajudá-la a avançar em seus esforços durante este retorno de residência de um ano para ALI e Harvard.

A equipe do Laboratório de Educação ficará na torcida para que seja um ano de muito aprendizado e importantes alianças institucionais. Parabéns, Beatriz!

 

Compartilhe