Artigo traz relato de experiência sobre projeto do Labedu no Maranhão | Labedu

Artigo traz relato de experiência sobre projeto do Labedu no Maranhão

10 de maio de 2024

Reflexões sobre o processo de mediação de leitura com profissionais da educação são o tema de um artigo publicado pela revista científica Sede de Ler, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). As autoras são Cecília Maria da Silva Diniz, formadora da equipe do Labedu, e Maria Madalena Monteiro da Rocha e Bianca Miguel, que integraram a equipe em anos anteriores. As atividades descritas na publicação são parte do projeto Aprender: dentro e fora da escola, idealizado pelo Laboratório de Educação e realizado em parceria com a com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as Secretarias de Educação de cinco municípios da região. 

O texto aborda o trabalho planejado para ampliar e aproximar as educadoras de estratégias leitoras e de contribuir para a consolidação de capacidades leitoras, assim como para a valorização do hábito leitor em suas vidas e na prática educacional com as crianças. Dessa forma, pode apoiar profissionais que atuam na área de formação leitora com o público adulto atuante na educação básica. 

“O meu processo de aproximação pessoal com a leitura foi tardio, eu demorei muito para ter livros e para ler e aqui vejo a importância das crianças desde cedo terem a chance de se aproximarem da literatura”, afirma um profissional de Educação participante do projeto em depoimento registrado pelo artigo. 

A publicação parte do reconhecimento teórico de que só é possível formar outros leitores se há em si a experiência de leitura. A partir desta ideia, identifica os gargalos da iniciativa, e aborda as soluções encontradas para lidar com desafios impostos pelo formato online dos encontros, em decorrência da realização em meio à pandemia de Covid-19.

A mediação de leitura com pessoas adultas e escolarizadas buscou encontrar meios para estabelecer vínculos com os profissionais de Educação, e lidar com a cultura escolar baseada na ideia de uma leitura passiva, que marcou suas vivências. Outro fator importante foi o planejamento de boas intervenções encaminhadas durante as mediações, a partir de perguntas que inquietam e convidam o grupo a se posicionar, a pensar sobre si em relação ao que era apresentado no texto.

Leia o texto completo da publicação. 

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