24 de setembro de 2014
A publicação “Glossário – Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita”, organizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Universidade Federal de Minas Gerais é uma iniciativa voltada à busca de maior precisão e clareza no campo da alfabetização, com vistas a garantir a inclusão de todos os alunos brasileiros na cultura escrita.
A complexidade de ensinar e aprender a ler e escrever requere cada vez mais conhecimento e, por esta razão, o CEALE tem convocado profissionais de diferentes áreas para contribuir com a ampliação da expertise no campo. Como dizem as próprias autoras: “…estamos em um momento de consolidação de vários paradigmas e de práticas que se valeram e se valem desse contexto de produção de novas ideias. No entanto, vários conceitos e práticas que foram se disseminando no mundo acadêmico e na prática pedagógica estão dispersos em diferentes materiais. Daí a necessidade e o desafio da recolha e da reunião dessas reflexões, organizadas em um glossário.”
Beatriz Cardoso, diretora executiva do Laboratório de Educação escreveu o verbete: “Mediação Literária na Educação Infantil”. Leia mais aqui.