19 de novembro de 2024
Aconteceu no último dia 15 a cerimônia de entrega do Best Practice Prize concedido pela Jacobs Foundation, que premiou neste ano o Labedu ao lado da Fundación Escuela Nueva e da Imagine Worldwide. As organizações foram reconhecidas por seus trabalhos com base na aplicação eficaz de evidências científicas, no uso de uma estrutura clara de resultados e no potencial de ampliação e implementação em todo o mundo. O evento aconteceu em Zurique, na Suíça, onde a Jacobs Foundation está sediada.
Durante a abertura da cerimônia, os CEOs da organização anfitriã, Simon Sommer e Fabio Segura, destacaram os esforços da Jacobs Foundation durante os últimos 30 anos para ajudar as crianças a crescerem como pessoas bem-sucedidas e capazes de florescer em seu potencial. “Estamos aqui esta noite para celebrar três exemplos que nos mostram que a mudança na educação é possível se acreditarmos no poder transformador das evidências”, afirmaram as lideranças.
Em seu discurso, Beatriz Cardoso, que compartilha a direção do Labedu com Andrea Guida e Nicole Piedra e representou a organização na cerimônia, refletiu sobre a importância da produção de conhecimento sobre processos de implementação para gerar transformações, e sobre os desafios enfrentados pelo Brasil com os quais a atuação do Labedu dialoga.
“O Brasil é um país que ainda enfrenta problemas muito profundos para que toda criança alcance seu potencial de aprendizagem. É por isso que defendemos e atuamos com projetos baseados em evidências, com cuidado e profundo respeito aos profissionais que estão no sistema educacional. É por isso também que realizamos mudanças sistêmicas, que não são rápidas ou milagrosas, mas que consistentemente vêm contribuindo para a aprendizagem de milhares de crianças.”
No encerramento de sua fala, Beatriz agradeceu a parceria da equipe do Labedu e das demais organizações, e lançou um olhar para o futuro. “Não nos contentamos com a melhoria para alguns, sonhamos com mudanças graduais de patamar, que consolidem uma educação de qualidade para todos. Queremos transformar o extraordinário em ordinário! É um privilégio enorme sermos reconhecidos por isso, tenham certeza de que saímos daqui sonhando ainda mais alto”.
Da esquerda para a direita: Fabio Segura, co-CEO da Jacobs Foundation; Lavinia Jacobs, presidente do Conselho Diretor da Jacobs Foundation; Vicky Colbert, fundadora e diretora da Fundación Escuela Nueva; Beatriz Cardoso, diretora do Laboratório de Educação; Karen Levesque, diretora de Pesquisa da Imagine Worldwide; e Simon Sommer, co-CEO da Jacobs Foundation.