30 de junho de 2021
Em evento, Cátedra de Educação Básica da USP aborda a alfabetização de crianças.
A alfabetização de crianças no Brasil é um tema recorrente nas preocupações de gestores, pesquisadores e docentes da educação básica. Seja analisando a formulação de políticas e programas, ou estudando questões metodológicas e processuais, este importante aspecto da educação percorreu o século 20 e atualmente tem ganhado outros contornos. Pensando nisso, a Cátedra de Educação Básica da USP organizou um colóquio para abordar o tema e suas diferentes implicações. "Alfabetização de Crianças: Processos e Desafios" foi transmitido online no dia 10 de junho pelo YouTube, no canal da Cátedra: youtube.com/c/catedradeeducacaobasica.
Com curadoria e mediação da professora Bernardete Gatti, o debate contou com quatro palestrantes, que discutiram o contexto histórico da alfabetização no Brasil e seus impactos e desafios atuais; as visões teóricas sobre o tema; e a aprendizagem da leitura tanto em sala de aula como fora dela. Beatriz Cardoso, presidente do Laboratório de Educação apresentou contribuições embasadas nas pesquisas da Dra. Ana Teberosky e nas experiências de implementação dos projetos da instituição.