3 de novembro de 2020
O LEPES desenvolve pesquisas que visam aprimorar a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, assim como a melhoria da gestão escolar e redução da violência.
Em tempos de Covid-19, nossos parceiros do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) vêm organizando uma série de webinars com convidados especiais. Beatriz Cardoso e Nicole Paulet, diretoras do Laboratório de Educação, participaram de diversas conversas com especialistas e profissionais da educação.
Em outubro, elas compartilharam a trajetória, fundamentação e estrutura do projeto Aprender a Estudar Textos, que oferece um conjunto de ferramentas pedagógicas para favorecer o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos alunos sobre a linguagem acadêmica.
Confira o bate-papo na íntegra!
Você também pode conferir a apresentação de Paola Uccelli, professora da Universidade de Harvard e parceira do Laboratório de Educação, que detalhou a justificativa teórica e empírica para analisar como se dá o desenvolvimento da linguagem acadêmica no Ensino Fundamental e entender a sua relação com os desafios da compreensão de leitura nos anos mais avançados da escolaridade.
Por fim, a professora Ana Teberosky, parceira de longa data da nossa instituição e coordenadora das nossas plataformas Aprender Linguagem e Espaço de Leitura, discutiu as relações entre o desenvolvimento da linguagem e o desenvolvimento sócio-emocional das crianças, a partir de estudos próprios realizados junto a professoras em sala de aula. Assista clicando aqui.
Gostou? Então clique aqui e saiba mais sobre as nossas iniciativas e oportunidades para fortalecer a linguagem nos processos de ensino e aprendizagem.