Um percurso para escrever “Crônicas sobre aprender, ensinar e descobrir o mundo” | Labedu

Um percurso para escrever “Crônicas sobre aprender, ensinar e descobrir o mundo”

26 de maio de 2020..

Uma formação realizada junto a professores do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Caieiras (SP)

O Laboratório de Educação acredita que todas as crianças têm o potencial e a capacidade de aprender. E, mais do que isso: todos os adultos podem ensinar, em contextos formais e informais de educação, por meio de suas palavras, ações, modelos. É por isso que nossas iniciativas propõem um olhar 360º para a criança, a escola, a família e toda a comunidade em torno delas.

Em 2020, fechamos uma parceria com a Secretaria de Educação de Caieiras (SP), o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) e a Universidade de Harvard. Juntos, planejamos a realização de uma pesquisa acadêmica com professores e alunos do 4º ano da rede.

A Covid-19 nos obrigou a alterar o plano de implementação das ações previstas, mas não a nossa vontade de dar suporte aos educadores durante esse período excepcional, cheio de desafios. Pensando nisso, ao longo 2 meses, oferecemos um percurso formativo intitulado: “Crônicas sobre aprender, ensinar e descobrir o mundo”.

Apoiando-se na crônica, gênero que se estabelece entre o jornalístico, o literário e o filosófico, o projeto tem como objetivo estruturar uma reflexão escrita sobre acontecimentos cotidianos da escola, privando-os do limbo da memória, onde frequentemente acabam terminando. Ao final, a ideia é compartilhar essas crônicas com outros profissionais do interior da escola, e mesmo de fora dela, convidando-os a refletir sobre os fatos tematizados a partir de novo ponto de vista.

Seguimos animados para que futuramente possamos contribuir ainda mais com os professores, gestores e alunos de Caieiras.

Compartilhe
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.